De acordo com uma pesquisa feita em nome de uma empresa de cuidados com a barba, a Honest Amish, os homens se sentem mais confiantes com barba.

Ainda, a pesquisa mostrou que um em cada cinco homens desistiria de fazer amor por um ano para conseguir a barba perfeita.

Mesmo que a maioria dos homens não desista do sexo por uma barba perfeita, isso não significa que a grande maioria deles não deseje pelos faciais masculinos.

Para os homens, a barba é semelhante a como as mulheres se sentem sobre seus cabelos, peso, pele ou “aditivos corporais”. Uma barba pode fazer ou quebrar a auto-estima de um homem.

É interessante como um pouco de pelo facial pode mudar a opinião de um homem sobre si mesmo.

O que a ciência diz sobre homens que têm barba

Os psicólogos exploraram esse fenômeno e explicaram por que a barba é uma parte tão importante da imagem de um homem. Continue lendo para descobrir o que eles descobriram.

1 – Ter barba é sinal de masculinidade (pelo menos para muitos homens).

A sociedade pode ser moderna, mas a importância da masculinidade (pelo menos na mente de muitos homens) não mudou muito ao longo dos séculos.

Os homens são criaturas territoriais que querem afirmar seu domínio e, para alguns, a barba é um símbolo desse domínio. Dá-lhes força e convicção, quase como uma armadura para um soldado.

Hoje em dia, uma barba pode não significar exatamente isso, mas dá a aparência, que é o que importa.

No entanto, as aparências podem enganar.

Embora ter barba possa fazer os homens se sentirem mais viris e dominantes, isso não os torna necessariamente mais agressivos, mesmo que pareçam assim. De acordo com Mark Travers, Ph.D., psicólogo e escritor, a barba têm uma dualidade.

Ela pode comandar uma presença mais dominante, mas adicionar um sorriso pode suavizar isso, fazendo com que pareçam mais confiáveis, prestativos e amigáveis do que alguém sem pelos faciais.

2 – As mulheres parecem ser mais atraídas por homens com barba.

Uma grande razão pela qual os homens podem se sentir mais atraentes com barba é que… bem… eles são! Muitos estudos mostraram que as mulheres gostam de homens com barba.

Os homens podem se sentir mais masculinos e poderosos com barba, mas as mulheres também os veem assim.

A barba está na moda, mas não é apenas uma declaração fashion. Pode haver um propósito evolutivo por trás da barba. Por um lado, as barbas são exclusivas do homem humano. Existem muitos animais cujos corpos são totalmente cobertos de pelos, mas nenhum deles cresce pelos em seus rostos como os humanos.

Darwin sugeriu que, para os machos humanos, o crescimento da barba começou como uma característica ornamental para atrair o outro gênero. É como os animais desenvolvem certas cores de penas ou desenvolvem certos sons para atrair um parceiro.

Como as mulheres pré-históricas eram mais atraídas por parceiros com barba (como são agora), os homens pré-históricos eram mais bem-sucedidos na procriação.

Esse sucesso provavelmente escorreu pelas gerações, transformando-se em autoconfiança em algum momento. Não é nenhum segredo que as mulheres amam um homem confiante, o que aumenta a atratividade do homem.

3 – A barba pode mascarar características que um homem não gosta em si mesmo.

Para os homens, os pelos faciais podem ser o que a maquiagem é para uma mulher. Ela pode ser usado para esconder coisas como acne, cicatrizes, bochechas gordinhas, manchas ou qualquer outra coisa que um homem não goste em sua pele.

Ser capaz de esconder as partes que você não gosta aumentará a autoconfiança e fará você se sentir mais atraente. No entanto, não para por aí. As barbas também podem funcionar de forma semelhante à cirurgia estética menos a cirurgia.

Se os homens mantiverem a barba mantida, especialmente por um barbeiro profissional, ela pode ser usada para emoldurar o rosto, realçar os olhos e até remodelar o rosto para uma forma mais atraente. Quando uma pessoa tem esse nível de controle sobre sua aparência, não é surpresa que ela se sinta extremamente atraente.

$ – Homens com barba costumam ser mais vistos como mais competentes, principalmente como chefes de família.

Este conceito é puramente uma opinião e não é necessariamente verdade. Pelos faciais não fazem de alguém um homem melhor do que um homem barbeado.

No entanto, a percepção é muitas vezes tudo quando se trata de certas situações. Dois exemplos são quando um homem está procurando um emprego ou quando uma mulher está procurando alguém para se estabelecer.

Um homem com barba pode ser tratado de forma diferente dos homens barbeados, mesmo por familiares e amigos. A barba dá a percepção de inteligência, confiança, robustez, força e superioridade.

A maioria dos homens não deixaria esse tratamento subir à cabeça (infelizmente, sempre há alguns narcisistas por aí), mas pode dar um impulso significativo à sua confiança e fazê-los se sentirem mais atraentes.

Imagem de Capa: astrosystem no Adobe Stock

VEJA TAMBÉM






Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!