Depois de terem deixado as suas vidas pelas vidas dos pacientes no meio dessa pandemia da COVID-19, os seus esforços foram reconhecidos.

Um reconhecimento merecido. O pessoal de saúde de Espanha recebeu o Prémio Princesa das Astúrias de Concórdia de 2020, após a valente batalha que travaram contra a pandemia do COVID-19, na qual a Espanha tem sido um dos países mais afetados.

Crédito: National Cancer Institute de Unsplash

O prémio é destinado a especialistas médicos e de enfermagem que trabalharam diretamente com pacientes infectados com o novo coronavírus, e especialmente aqueles que trabalharam nos focos mais importantes da doença. Não é um reconhecimento menor, depois de estes trabalhadores terem arriscado as suas vidas pelos pacientes.

Este é o primeiro reconhecimento que inicia um ciclo de prémios internacionais, considerados os mais prestigiados do mundo ibero-americano.

Segundo o jornal espanhol ABC, esse mesmo prémio foi entregue na última edição à cidade polonesa de Gdansk e é agora o primeiro dos oito prémios que serão entregues em 2020. No entanto, isso foi afetado pela atual pandemia do coronavírus, que atrasou as deliberações do júri.

“Expostos a uma carga viral alta e agressiva, a sua entrega incondicional, enfrentando longas jornadas de trabalho sem às vezes disporem dos meios e equipamentos adequados, de acordo com reclamações de organizações profissionais e sindicais do setor, representam um exercício de vocação de serviço e cidadania exemplar”, informou a Fundação Princesa das Astúrias.

“Num espírito de extraordinário sacrifício pessoal pela saúde pública e pelo bem-estar da sociedade como um todo, eles já se tornaram num símbolo da luta contra a maior pandemia global que assolou a humanidade no século passado”, acrescenta a nota informativa da Fundação, de acordo com este meio.

Crédito: Jonathan Borba no Pexels

Até esta quarta-feira, 3 de junho, a Espanha registrou 240.326 casos confirmados de COVID-19, com pelo menos 27.128 mortes por essa causa. O trabalho do pessoal de saúde tem sido vital.

Artigo traduzido e adaptado pela Sábias Palavras

Fonte original: UPSOCL

VEJA TAMBÉM




COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!