Pesquisa revela que você deve lavar o arroz antes de cozinhar; saiba o motivo

Ainda existe essa dúvida para qualquer pessoa que cozinha com regularidade, mas agora a ciência revelou por que você deve lavar o arroz antes de cozinhá-lo, embora não pelo motivo que você imagina.

Se você já comparou o arroz lavado com o não lavado, saberá o valor de lavar o arroz. A diferença é evidente no resultado: um arroz fica pegajoso e gelatinoso enquanto o arroz se torna fofo e delicioso.

O ideal é que os grãos fiquem grudados, mas também separados individualmente. Claro que existem algumas preparações onde é desejável um arroz “mais grudento”, por exemplo em um risoto ou arroz doce.

Mas, de acordo com um estudo científico, lavar o arroz tem, na verdade, um efeito insignificante sobre se o arroz é pegajoso ou não.

Na pesquisa, eles lavaram o arroz três vezes ou dez vezes, e descobriram que depois não conseguiam perceber a diferença. Em vez disso, argumentaram que era a variedade de arroz que determina o quão pegajoso ele é. Por exemplo, o arroz glutinoso será mais pegajoso do que o arroz de grão longo.

O estudo afirmou que isso ocorre porque o amido que torna o arroz pegajoso ou não sai do grão durante o processo de cozimento, não sendo encontrado na parte externa do arroz antes do cozimento.

É também por isso que diferentes variedades são mais ou menos pegajosas. Então, aparentemente, lavar o arroz não o torna menos pegajoso.

Mas o estudo ainda argumentou que lavar o arroz é uma boa ideia, pois ele ainda pode conter poeira, insetos ou pedaços de casca. Agora, também existe a possibilidade de microplásticos, e a lavagem poderia ajudar a reduzir a quantidade total desse material no arroz.

Portanto, ainda é uma boa ideia lavar o arroz antes de cozinhá-lo.

Vale ressaltar também que lavar o arroz não evita o crescimento de bactérias nocivas. Depois de cozido, bactérias podem crescer no arroz, causando doenças gastrointestinais potencialmente muito graves. Portanto, manter o arroz em temperatura ambiente por muito tempo pode ser uma má ideia.

Outro grande fator para garantir que o arroz não fique empapado é garantir que você tenha a proporção correta de água para arroz. Muita água e você vai acabar com mingau de arroz, ou se não colocar o suficiente, ele ficará mal cozido.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!