Com apenas 11 anos de idade, Andres Valencia é um talentoso pintor abstrato que já realizou muitas das coisas que os artistas de carreira sonham.

Desde sempre, os pais de Andres, Elsa e Lupe Valencia, notaram que o filho tinha um talento nato para a arte.

“Quando ele tinha 4 ou 5 anos, minha esposa e eu o víamos pintar e fazer esboços, e ficávamos realmente surpresos com o que ele fazia”, diz Lupe.

“Por um lado, você acha que gosta porque deveria gostar do que seus filhos fazem. Mas com o passar do tempo, as coisas ficaram mais sofisticadas e evoluíram. Quando Bernie Chase, que agora representa Andres, veio quando ele tinha 6 ou 7 anos, ele decidiu representá-lo. Ele nos disse que Andres vai ser um artista importante.”

Atualmente, ele e sua família residem em San Diego, nos Estados Unidos, e recentemente ele teve uma mostra individual na Art Miami, uma exposição individual na galeria de Nova York Chase Contemporary. As pinturas de Valencia foram vendidas totalizando mais de US$ 100.000, ou cerca 560 mil reais.

Andres conta com estrelas na lista seus colecionadores, incluindo Diane Keaton, Channing Tatum e Sofia Vergara.

A motivação e o talento de Andres talvez sejam melhor exibidos em uma peça intitulada de “Invasão da Ucrânia”. O jovem artista o pintou logo após a Rússia invadir a Ucrânia em fevereiro de 2022.

“Quero que as pessoas saibam que a Ucrânia não vai desistir e vai continuar lutando”, explica Andres. “Quero que seja conhecida como a Guernica de hoje. [Picasso] fez a pintura para Guernica e não queria que o povo de Guernica fosse esquecido.”

Apesar de sua crescente fama, os pais de Andres, que são descendentes de mexicanos, se esforçam para mantê-lo fora dos holofotes e proporcionar-lhe uma infância o mais normal possível.

Sua mãe é psicóloga e afirmou que as entrevistas com o jovem artista são solicitadas quase diariamente, mas sempre recusadas.

“Meu filho é um artista, não uma celebridade. Ele é, acima de tudo, uma criança. Queremos que ele vá à escola, estude música, toque piano, aprenda a ler e escrever em espanhol, saia com os amigos para o parque”, disse.

Enquanto sua família faz de tudo para mantê-lo fora dos olhos do público e dar-lhe uma infância normal, Andres também abraçou os valores de retribuir à sociedade que foram instilados nele por sua família.

Por isso, ele doou a maior parte do dinheiro que ganhou com suas pinturas para organizações de trabalho social, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Na “Invasão da Ucrânia”, 100% dos lucros de sua obra original foram doados para a Fundação Klitschko, que ajuda crianças afetadas pela guerra no leste europeu.

É inspirador ver um grande talentoso em alguém tão jovem, e estamos ansiosos para ver mais do trabalho de Andres Valencia no futuro.

Imagem de Capa: Instagram





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!