Joaquim Corsino é um homem que, aos 63 anos, conseguiu realizar o seu sonho de se formar em Direito, apesar de todos os percalços na sua vida.

Nascido em Itaumirim, Minas Gerais, Joaquim mudou-se para o Espírito Santo aos 18 anos, tendo concluído um curso técnico em Administração já com mais de 20 anos.

Com o sonho de se tornar delegado de polícia um dia, Joaquim candidatou-se ao curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1980. Contudo não foi aprovado, acabando por ser obrigado a ir trabalhar, inicialmente como ajudante de pedreiro, e mais tarde como pedreiro em Bandeirantes, Cariacica.

Ainda assim, o desejo de continuar a estudar permanecia e por isso começou a juntar dinheiro, tendo conseguido cerca de R$55 mil, além de ter conseguido construir a sua casa.

Eu sou um camarada que gosta das coisas honestas. Sempre quis fazer um curso de Direito para ajudar outras pessoas”, contou Joaquim ao G1, revelando que em 2008 iniciou a graduação numa faculdade privada, contudo, apesar de ter conseguido concluir quatro períodos, acabou por ter que adiar novamente o sonho por mais um tempo por causa de um amigo que lhe pediu dinheiro emprestado e não pagou.

Um amigo pediu R$ 4.500 emprestados e não pagou. Aí eu tive que parar a faculdade para juntar mais dinheiro para poder pagar o curso todo”, lembrou.

Felizmente, em 2012, Joaquim conseguiu voltar aos estudos e desde então nunca mais parou, fazendo um percurso de 42 km’s todos os dias de bicicleta de sua casa para a faculdade para estudar.

No dia 17 de Setembro de 2015 conseguiu finalmente o seu tão desejado diploma em Direito, provando a todos que com muito esforço e dedicação, tudo é possível.

Mas se achas que os seus estudos terminam aqui, estás muito enganada(o).

No dia 16 de Janeiro de 2016 iniciou uma pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal, em Vitória, continuando a usar a sua bicicleta como meio de transporte, ao mesmo tempo que fazia um curso preparatório para passar na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ganhei uma bolsa para a pós e para o cursinho. É mais um passo para um sonho. Estudo na faculdade e em casa também”, disse.

O analista de sistemas da faculdade onde Joaquim estuda, Erick Coutinho, afirmou que ele é um aluno bastante dedicado, sendo um verdadeiro exemplo para todos os seus colegas. “Ele é muito querido pelos outros colegas, funcionários e professoras da faculdade. Joaquim é um exemplo de determinação para qualquer um”, disse Erick Coutinho.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!