Cada vez mais as crianças estão habituadas a passarem o seu tempo livre a jogar jogos de computador, playstation, verem TV, deixando as brincadeiras mais activas de lado. Infelizmente, isso acaba por criar certos hábitos que mais tarde poderão vir a ser bastante prejudiciais para a saúde.

Um estudo encomendado pela Rede de Pesquisa Cardiovascular e apoiada pela Divisão NSW da National Heart Foundation Australia, analisou os dados de 200 pessoas (atividade física, peso e estado de saúde) e concluiu que os adultos que passavam 11 ou mais horas por dia sentadas tinham um aumento de 40% de risco de morrer nos próximos três anos, em comparação com aqueles que permanecem sentados durante menos de quatro horas por dia.

Dr. Hidde van der Ploeg, pesquisador sénior da Escola de Saúde Pública da Universidade de Sydney e principal autor do estudo, referiu que os “resultados sugerem que o tempo que as pessoas passam sentadas em casa, no trabalho e no trânsito deve ser reduzido ficando mais tempo de pé ou andando mais.”

Tendo em conta que o adulto médio gasta 90% de seu tempo de lazer sentado, este é um estudo bastante importante que todos nós devemos levar a sério. Por isso, aqui tens algumas ideias de como poderás evitar passar tanto tempo sentada(o):

  • Começa a fazer uma caminhada todos os dias, nem que seja durante apenas 30 minutos.
  • Se trabalhas numa área em que passas a maior parte do tempo sentada(o), tenta fazer pequenos intervalos e levanta-te de vez em quando. Se puderes, tenta caminhar um pouco no teu espaço.
  • No dia-a-dia, não facilites. Opta pelas escada ao invés do elevador e se viveres perto do teu local de trabalho começa a ir a pé ao invés de usares algum meio de transporte.

Fonte: EurekAlert

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!