Um papagaio cinza africano falava inglês com sotaque britânico até desaparecer da casa de uma família da Califórnia, nos Estados Unidos. Nigel ficou quatro anos desaparecido, no entanto, quando foi encontrado ele falava na língua espanhola.
Alguém encontrou o pássaro e o entregou a um veterinário que encontrou seu dono, Darren Chick, acessando o microchip do animal. Chick, que é britânico, disse que chorou de alegria ao reecontrar seu pet.
De acordo com o Torrance Daily Breeze, um membro da outra família enviou um e-mail ao jornal depois de ouvir sobre o retorno de Nigel e disse que ficou com o coração partido depois que o pássaro voou para longe de sua casa.
Liza Smith disse que seus avós compraram o papagaio, no qual eles chamam de Morgan – em homenagem ao rum que traz um papagaio no rótulo – em uma venda de garagem por US$ 400. O pássaro aprendeu espanhol com seu avô nascido na Guatemala.
Smith disse que o pássaro se tornou um amigo especial de seu avô, especialmente nos dois anos desde que ele perdeu a esposa, que costumava assobiar músicas para o pássaro.
O papagaio “é uma das últimas lembranças do meu avô”, escreveu ela em seu e-mail para o Daily Breeze. “A perda de Morgan foi difícil para ele. Eles têm um vínculo muito especial.”
Morgan – ou Nigel – também sabe os nomes dos três cachorros da família, late como eles e gosta de imitar os bipes emitidos por um caminhão de lixo matinal, disse Smith. O dono original, deixou o papagaio ficar com família adotiva.
Imagem de Capa: Reprodução