Pais explicam o porquê se arrependem seriamente de ter filhos: “Isso arruinou minha vida”

A jornada da parentalidade é repleta de alegrias, mas, como revelam alguns pais, também pode trazer desafios inesperados e arrependimentos. Desse modo, foi perguntado para os pais no Reddit se eles já se arrependeram seriamente de ter filhos. E se sim, por que.

Parents of Reddit – Do you ever seriously regret having kids? If so, why?
byu/WZeddemore84 inAskReddit


Contudo, é crucial entender que cada história é única, e esses relatos oferecem uma visão franca sobre os altos e baixos da paternidade. Muitos pais foram cruamente honestos em suas respostas, e essas listadas a seguir, foram as mais esclarecedoras.

# 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nenhum fim de semana de folga, nenhuma licença médica, nada.

“Nos primeiros anos de vida, as crianças precisam de MUITA atenção. Se você tiver sorte, consegue uma vaga no jardim de infância, caso contrário, alguém terá que vigiá-los 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mesmo que estejam dormindo, alguém tem que estar por perto ‘se acontecer alguma coisa’. Você não deveria estar bêbado também.

Embora pareça fácil, lembre-se de que isso acontece 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nenhum fim de semana de folga, nenhuma licença médica, nada. Um dos pais TEM que estar lá. Fica melhor com o passar dos anos.

Primeiro você pode ter alguém como babá para que você possa sair pelo menos uma noite para ver o cinema, mais tarde, um dia na casa dos avós lhe dará uma noite inteira de ‘tudo o que você quiser fazer’, etc.

Além disso, você tem que ir trabalhar, limpar a casa, lavar a roupa (e ainda mais porque os bebês usam muito), comer, cozinhar, dormir, etc. Dobrar suas roupas com uma criança por perto.? Ei, olha quem se diverte muito desdobrando tudo de novo…

Cozinhando? Todas as facas afiadas, panelas e frigideiras quentes ficam PERFEITAS com uma criança correndo por aí… Limpando o chão? Difícil de fazer com uma criança correndo (temos um apartamento pequeno)… E as crianças também têm que ser limpas, vestidas, alimentadas, etc.

Dormindo? Bem, espere ser acordado no meio da noite. Por um ano direto. Toda noite. Talvez várias vezes. Dormindo nos finais de semana? Quem você está enganando? É melhor você não chegar em casa bêbado às 5 da manhã se seu filho acorda às 6 ou 7…”

# Eu gostaria de ter feito mais antes de ter filhos

“Eu gostaria de ter caminhado pela Trilha dos Apalaches. Como pai, seria uma atitude idiota sair por tanto tempo, mesmo que eu pudesse me dar ao luxo de fazê-lo.”

# Isso me fez perceber que sou comum, e agora meu filho também é

“Não por mim, mas um pouco por ele. Percebi há alguns anos que meu filho está repetindo minha vida. Minha vida tem sido comum e dificilmente é repetida por alguém. Sempre há esperança de que ele faça escolhas diferentes e tenha uma vida melhor. Mas essa é a mesma esperança que provavelmente me trouxe ao mundo.

À medida que você envelhece, sua mente inventa cada vez mais razões pelas quais faz sentido ter um filho. Não se deixe enganar, é apenas a evolução enganando você para que se reproduza – nenhuma fera sã e pensante assumiria o fardo de criar um filho se a mente não nos enganasse.

Então, o mundo precisa de outro de vocês? Ou você está apenas sendo enganado e fazendo um bebê, porque se não fosse assim que funcionasse, nenhum de nós estaria aqui – uma espécie não existiria sem o impulso de se reproduzir, mas o fardo não seria escolhido de bom grado.”

# Isso arruinou minha vida profissional

“Tornei-me pai aos 19 anos. O garoto arruinou minha vida profissional. Tenho agora 25 anos, estou preso a um emprego sem futuro, moro num pequeno apartamento com a mãe dele, que hoje é minha esposa.

Eu tinha um plano, estava no exército quando minha namorada engravidou, depois disso consegui um emprego como guia em um agência de viagens, ia tirar alguns anos de folga da escola para viajar pelo mundo, depois ia voltar a estudar.

Ainda amo a criança e fiz mais duas. Achei que, quando comecei tão cedo, deveria simplesmente seguir em frente e terminar mais cedo.”

# Isso me fez querer mais… o que tem sido doloroso

“Somente nos meus dias mais sombrios. Tive uma gravidez perfeita com meu primeiro filho e, posteriormente, perdi 4 bebês enquanto tentamos dar a ele um irmão. Às vezes penso que perdê-los doeria menos se eu não tivesse a prova de quão maravilhoso é ter um filho. Talvez eu pudesse desistir de tentar e ter uma vida em vez de gastá-la desejando e sofrendo.”

# Isso torna o divórcio muito mais difícil

“Não me arrependo de ter meus filhos, mas eles dificultam a separação da minha esposa. Se não fosse por eles eu já teria ido embora há muito tempo…”

# RIP minha vida sexual

“Sexo. Nada de sexo.”

# É ruim… e bom

“Uma criança destruirá completamente a sua vida… para substituí-la por uma diferente, mas bonita.”

# Eu só queria ter feito mais primeiro

“A única coisa que me arrependo de ter filhos é não ter feito algumas coisas que você nunca teria pensado…

Sair de férias. Agora custa o dobro e você não pode fazer metade das coisas que provavelmente deseja fazer. Ir para um bar. Não é como se eu tivesse parado de beber… eu ainda bebo… ah… eu ainda bebo. só não nos bares.

Eu costumava querer uma motocicleta, agora só consigo pensar em como elas são inseguras e impraticáveis. No geral, não me arrependo de ter filhos, tem sido ótimo. Mas acho que estou definitivamente preparado e pronto para uma crise de meia-idade…”

# Me arrependo de ter sido egoísta e de ter meus próprios filhos em vez de adotar

“De uma forma estranha, lamento ter produzido biologicamente os meus filhos. Eu gostaria de tê-los adotado.

Tantas crianças no mundo precisam de pais, e eu estava claramente sendo egoísta ao tentar transmitir minha genética (não era isso que eu tinha conscientemente em mente na época, mas acho que esse é o instinto/causa raiz disso) quando eu poderia ter adotado.

Eu amo meus filhos. Estou muito feliz por ser pai. Comecei a me tornar pai da maneira errada. Teria sido moralmente superior, na minha opinião, ajudar aqueles que já existem e estão necessitados do que fazer o que fiz.”

# Eles me deram problemas de saúde

“Eu fiz, quando eles eram pequenos, é tããão difícil. Tive depressão pós-parto prolongada; Não sei até que ponto isso é relevante. Agora que estão em idade escolar, as coisas estão infinitamente melhores e estou feliz por ser mãe.”

# Me arrependo de não ter economizado mais dinheiro

“Tem um emprego com um seguro incrível e um ótimo salário? Você ainda não pode se dar ao luxo de ter filhos. Eu sei disso agora. Não me arrependo de ter meu filho, mas com certeza me arrependo de não ter economizado mais antes de estragar a carga final.”

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!