Pais arrasados querem ‘espalhar a palavra’ depois que filha de 13 anos morre por “cromagem”

A família da estudante australiana Esra Haynes, de 13 anos, quer avisar sobre uma tendência que envolve a inalação de produtos químicos potencialmente nocivos de uma lata de desodorante e que pode ser seriamente perigoso.

A jovem aluna do 8º ano da Lilydale High School, em Melbourne, teve uma parada cardíaca e sofreu danos cerebrais irreparáveis após ‘cromar’ na festa do pijama de uma amiga.

Falando ao A Current Affair, os pais de Esra disseram que não tinham ideia do que iria acontecer. Sua mãe, Andrea, disse: “Era apenas a rotina regular de sair com suas amigas”. Paul, o pai de Esra, acrescentou: “Sempre soubemos onde ela estava e com quem ela estava. Não foi nada fora do comum.”

Os pais da adolescente contaram que receberam um telefonema naquela hora da noite com uma das ligações que nenhum pai gostaria de receber, que infelizmente, dizia: “Venha buscar sua filha.”

Quando eles chegaram até o local, os paramédicos estavam tentando salvar a vida da filha, no qual informaram que ela estava participando da perigosa tendência, na qual as pessoas buscam uma euforia rápida inalando produtos químicos de latas de desodorante em aerossol.

Isto tem sido particularmente popular entre os adolescentes, que provavelmente desconhecem o perigo real e imediato que representa.

No caso de Esra, ela foi levada às pressas para o hospital, onde foi colocada em suporte de vida. No entanto, oito dias depois, seu cérebro estava “danificado sem possibilidade de reparo”, então seus pais tomaram a dolorosa decisão de desligar as máquinas.

Paul continuou: “Eles nos pediram para trazer a família, amigos para dizer adeus à nossa filha de 13 anos. Foi uma coisa muito, muito difícil de fazer com uma alma tão jovem.”

Foi devastador para a família, incluindo os irmãos mais velhos de Esra, Imogen, Seth e Charlie, que ‘a abraçaram até o fim’. Infelizmente, este último incidente não é o primeiro a ocorrer de algo assim.

Apesar dos alertas sobre os perigos da cromagem, Paul e Andrea pedem que a fórmula do desodorante seja alterada para ser mais segura, assim como o treinamento em RCP seja dado em todas as escolas.

Eles também defendem que as redes sociais precisam ser mais monitoradas, pois acredita que foi lá que a Esra descobriu a tendência. Mas, mais importante do que isso, eles querem compartilhar as consequências da cromagem com famílias e crianças.

Paul disse: “As crianças não olham para além do dia seguinte, elas realmente não olham. E principalmente sem saber como isso pode afetá-los. Esra nunca teria feito isso se soubesse das consequências.”

Imagem de Capa: Reprodução





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!