Pai de 25 anos assume a criação dos filhos após mãe abandoná-los: “Faria tudo de novo”

Denis Bernal Ruedas, de 25 anos, enfrenta uma grande dificuldade ao ter que cuidar de seus dois filhos após a mãe deles os abandonarem. No entanto, Denis não hesitou em fazer todos os sacrifícios necessários para criar suas duas crianças.

“Quando cheguei em casa, encontrei uma mulher com meus dois filhos. Foi quando descobri que ela estava com eles há 21 dias em Cuchara, uma cidade no interior de Banao. A mãe os deixou por cinco minutos para procurar algo para eles e nunca mais voltou. Essa mulher me procurou e me encontrou”, disse Denis em entrevista ao canal local de Escambray.

“No passado, eu achava que eles estavam com a mãe, mas eles não tinham um local fixo. Eu os encontrava em um apartamento onde eles costumavam morar no bairro 23 de Diciembre, na cidade. Eu os visitava quando ela me permitia vê-los, mas muitas vezes eu rejeitava o que ela trazia para eles”, acrescentou.

Isso aconteceu há alguns anos e, desde então, o jovem pai tem cuidado de todas as necessidades de seus filhos, que atualmente têm 4 e 2 anos de idade. Embora não tenha sido fácil, Denis sabe que é a decisão certa e não se arrepende, mesmo que tenha tido medo no início.

“Fiquei chocado. Não é fácil de repente, para alguém acostumado com uma determinada forma de vida, lidar com essa situação. Eles chegaram com dermatite aguda, a criança estava com febre, resfriado. A mãe veio verificar se eu os encontrava ou para entregá-los à polícia. Naquele momento, eu não sabia se deveria ficar com eles ou mandá-los procurar a mãe, mas dei marcha à ré no carro e disse: vou ficar com eles. Isso não estava nos meus planos, mas foi o que me tocou, porque são meus filhos”, compartilhou Denis.

Superando desafios

“Foi muito difícil. Eles vieram para minha casa apenas com uma troca de roupas. Eu tive que resolver minha situação no trabalho e pedi uma licença não remunerada. Recebi muita ajuda, as pessoas fizeram doações de roupas, sapatos, dinheiro. Meus vizinhos também me ajudaram, e gradualmente, fui criando as condições mínimas para cuidar deles”, explicou Denis.

“Quando você está acostumado com um estilo de vida e de repente se vê com dois filhos, você não pode mais sair para conversar com amigos à vontade, pois precisa cuidar deles, garantir que durmam cedo, estejam alimentados, tomar banho com água quente. Muitas vezes, eu não sabia se deveria chorar junto com eles, gritar ou simplesmente fugir”, desabafou Denis.

Ele também tentou denunciar a mãe de seus filhos por abandonar suas responsabilidades, mas os órgãos governamentais se recusaram a aceitar sua reclamação, argumentando que ele era o pai e deveria assumir a liderança nessa situação.

Denis conta que perdeu sua mãe aos 17 anos e sabe como é crescer sem o apoio que toda criança merece. Essa experiência o motivou a cuidar de seus filhos, mesmo diante de adversidades.

“Às vezes, sinto que tenho mais vontade do que recursos, mas não desisto. Se eu tivesse que tomar essa decisão novamente, eu faria cem vezes, sem medo de me arrepender. Eu amadureci muito nesse processo e me tornei um homem. Há muitas coisas que eu costumava fazer, como sair e aproveitar com meus amigos, ir a festas, porque sou jovem. Mas agora, tenho que me conter, pois não tenho ninguém para cuidar dos meus filhos”, lamentou Denis.

Imagem de Capa: Facebook





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!