Orações de São José: Conheça algumas que podem ajudar!

Por que orar?

Sabe-se que a vida é feita de altos e baixos, assim é normal que todos já tenham passado por momentos difíceis. Um problema de saúde, uma demissão, crises financeiras, doenças psicológicas, términos de relacionamentos traumáticos, morte de entes queridos, entre outras coisas.

Em momentos como esse, é difícil buscar forças para seguir em frente. Assim, muitas vezes, apenas a oração tem o poder de lhe puxar pelas mãos e te colocar novamente nos trilhos.

A oração é um momento muito especial de conexão com o plano espiritual. Desse modo, ela traz consigo uma forte energia de esperança e gratidão, afinal, você está prestes a se comunicar com os céus. No entanto, vale lembrar que você não deve recorrer a rezas apenas em momentos difíceis. Lembre-se de agradecer pela sua vida todos os dias.

Sabendo disso, acompanhe a seguir mais sobre a vida de do bondoso São José, que poderá interceder por você através de orações ou simpatias. Acompanhe.

 

Qual a importância da oração de São José?

Uma oração por si só possui o objetivo principal de trazer conforto para os corações aflitos. No Cristianismo, existem diversos santos que possuem o papel de interceder por seus devotos, junto ao pai, e um deles é São José.

A força de São José é incalculável, afinal, ele exerceu em terra o papel da figura paterna de Jesus Cristo. Isso já o torna extremamente especial. Como um verdadeiro pai, José protegeu Jesus e cuidou dele com todo carinho. Além de garantir o bem estar da Criança e da Virgem Maria, através de seu trabalho honesto.

Assim, por conta de toda a sua força e resiliência, a oração de São José pode lhe auxiliar nos momentos mais difíceis de sua vida. De maneira que pode lhe ajudar a superar e vencer todos os obstáculos que te rodeiam.

Por conta de toda a sua bondade, foram criadas diversas orações a São José, no qual você poderá acompanhar com mais detalhes na sequência.

 

Origem e história de São José

José era um carpinteiro humilde, que morava na região da Galileia. Ele sempre foi um bom homem, honesto e trabalhador. Entretanto, quando ainda era noivo de Maria, ao saber de sua gestação, em um primeiro momento duvidou, chegando a pensar que o filho não era dele.

Porém, Deus tinha planos maiores para José, e em um sonho enviou O Arcanjo Gabriel, para lhe dar a notícia de que Maria esperava um filho de Deus, concebido através do Espírito Santo.

Cheio de fé, José acreditou no mesmo momento, e casou-se com Maria. Mas essa não foi a única vez que ele recebeu uma mensagem angelical importante. No nascimento do Menino Jesus, José foi avisado de que Herodes tinha planos de matar o Bebê. Seguindo as instruções do anjo, Jesus pegou a Sagrada Família e fugiram para o Egito.

Quando chegou o momento em que a família pudesse retornar em segurança para Nazaré, o anjo apareceu mais uma vez para José, dando o recado.

Marido da Virgem Maria, José exerceu o papel de pai de Jesus Cristo de maneira impecável. Assim, ele foi escolhido por Deus por ser o defensor da Sagrada Família. Sempre ao lado da Virgem Santíssima, José sempre ajudou a proteger o Menino Jesus e também contribuiu para sua educação. Além de ter lhe garantido casa e comida, fruto de seu trabalho digno.

São José foi declarado Patrono Universal da Igreja Católica pelo Papa Pio IX, em meados do ano de 1870.  Além de ter sido um pai exemplar, José também possuía mais inúmeras virtudes. Por conta de sua honestidade e também do trabalho árduo que sempre realizou, ele também foi reconhecido pelo Papa Pio como Patrono dos trabalhadores e carpinteiros.

 

Festas, patronatos e devoção

O dia de São José é comemorado em 19 de março, e as festas em homenagem a ele se espalham por diferentes cidades. Conhecido em todo o Brasil, São José é muito popular principalmente na região Nordeste. Por lá, ele possui inúmeras comemorações com missas, procissões e até mesmo festas com interação social, onde pode-se encontrar barracas de comida, apresentações, dentre outras coisas.

Padroeiro do estado do Ceará, no dia de São José é feriado em todas as cidades cearenses. Por lá, pelo fato de as chuvas serem escassas, é comum que os agricultores da região aproveitem a data para pedir chuvas para as colheitas. Festejos como os citados acima, ocorrem ainda por todo o Brasil.

 

Relação entre o Papa Francisco e São José

No último ano (2020), a Carta Apostólica Patris Corde (Coração de Pai0, foi publicada pelo Papa Francisco. Através dela o Pontífice instituiu 2021 como o ano de São José, que é o Padroeiro da Igreja Católica.

A razão para a escolha do Papa Francisco é simples, e pode ser lida na própria carta, no trecho em que diz: “Aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo”.

Esse período vai até o dia 8 de dezembro, data essa que será marcada por uma celebração especial. Nela será concedido uma indulgência aos fiéis, que seria como uma espécie de disposição para se perdoar erros ou culpas, buscando por clemência.

 

Oração a São José

“Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos.

Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável. Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.

São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede, nós vos pedimos, ó pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria.

São José, rogai por nós que recorremos a vós.”

 

Segunda oração a São José

“A vós, S. José, recorremos, em nossa tribulação e, depois de ter implorado a ajuda de Vossa Santíssima Esposa, com fé pedimos também o Vosso patrocínio. Por esta relação sagrada de caridade que Vos uniu à Virgem Imaculada Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente Vos imploramos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus Cristo conquistou com seu Sangue, e nos socorra em nossas necessidades com o Vosso auxílio e poder.

Afastai para longe de nós, ó Pai, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade.

Amparai a cada um de nós com o Vosso constante patrocínio a fim de que, a Vosso exemplo e sustentados por Vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Amém.”

 

Terceira oração a São José

“São José, meu amável protetor, que morrestes nos braços de Jesus e Maria, socorrei-me em todas as necessidades e perigos da vida, mas principalmente na hora suprema vindo suavizar minhas dores, enxugar minhas lágrimas, fechar suavemente meus olhos, enquanto pronunciar os dulcíssimos nomes: Jesus, Maria, José, salvai a minha alma. Amém.”

 

Invocação de São José

“Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.
R. Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.
R. Jesus Cristo, atendei-nos.

Deus, Pai dos Céus, tende piedade de nós. Deus Filho, Redentor do mundo, Deus Espírito Santo, Santíssima Trindade, que sois um só Deus, Santa Maria, rogai por nós.  São José, Ilustre filho de David, Luz dos Patriarcas, Esposo da Mãe de Deus, Casto guarda da Virgem, Sustentador do Filho de Deus, Zeloso defensor de Jesus Cristo, Chefe da Sagrada Família, José justíssimo, José castíssimo, José prudentissimo.

José fortíssimo, José obedientíssimo, José fidelíssimo, Espelho de paciência, Amante da pobreza, Modelo dos operários, Honra da vida de família, Guarda das virgens, Sustentáculo das famílias, Alívio dos miseráveis, Esperança dos doentes, Patrono dos moribundos, Terror dos demônios, Protetor da Santa Igreja, Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo.

  1. perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
R. atendei-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, R. tende piedade de nós.

  1. Ele constituiu-o senhor da sua casa.
    R. E fê-lo príncipe de todos os seus bens.

Oremos: Ó Deus, que por inefável providência Vos dignastes escolher a São José por esposo de vossa Mãe Santíssima; concedei-nos, Vo-lo pedimos, que mereçamos ter por intercessor no Céu, aquele que veneramos na Terra como protetor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.”

 

Oração de São José Operário

“Oh! meu querido Santo Trabalhador, que em vida fizestes a vontade de Deus através do trabalho, abra as portas do comércio para que eu possa conseguir um emprego.
Dai-me forças e coragem para não desistir no primeiro não. Que eu tenha a disposição de Santa Teresa D’Ávila, a simplicidade de Maria de Nazaré, a força de Santo Antônio.
Orienta os nossos governantes para a distribuição dos bens do país.
Protege as nossas famílias para que não se deixem vencer pela seca, pelo medo, pela violência, pela falta de trabalho e dê esperança no Domingo da ressurreição.

Meu São José, padroeiro dos trabalhadores, não me deixe sem o pão de cada dia e sem perspectiva de um novo dia para minha família. Prometo, com o dinheiro do meu futuro emprego, ajudar uma instituição de caridade a divulgar essa devoção. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.”

 

Novena de São José

 

1º dia

São José, servo da Caridade, que acolhestes com fé e coragem confiante a missão de ser instrumento da Divina Providência para com Jesus e Maria, aumentai em nós a fé, a coragem e a confiança em Deus para, também nós, sermos instrumentos da Providência, como é da vontade de Deus desde a criação do mundo.

Amado São José, vós que fostes instrumento da Providência Divina na Família de Nazaré, na Igreja e para com vossos irmãos, fixai nossos olhos nas coisas que não passam e dai-nos a graça de ordenar nossas vidas para os tesouros do céu. Amém! (em seguida, reza-se um Pai-nosso, uma Ave Maria, um Glória)

 

Oração final para todos os dias da Novena de São José:

Glorioso São José, que fostes modelo de vivência da pobreza, da sobriedade, de instrumento da Divina Providência; vós que não detivestes para vós mesmo nenhum bem material ou espiritual, destinando-os sempre às necessidades de Jesus, de Maria e dos vossos irmãos.

Vós que, por graça divina, vistes restaurada em vós a vocação original do homem à caridade, trabalho, partilha e comunhão; vós que, inspirado pelo Espírito Santo, acolhestes a nova economia do Reino do vosso Filho Jesus, intercedei para que acolhamos o mesmo convite que vos fez o Pai de ser instrumentos de Sua Paz, de Sua Providência, de Sua Caridade, de Sua Pobreza para o homem de hoje. Amém.

 

2º dia

São José, servo fiel e prudente, que sois Patrono da Igreja Católica no mundo inteiro, protegendo e sendo instrumento da Divina Providência para Jesus, seu Divino Fundador e para Maria, seu Modelo mais perfeito, dai-nos a graça de, também nós, apesar do nosso pecado e indignidade, termos o privilégio de ser instrumentos da Providência de Deus na Igreja do vosso Filho Jesus.

Repita a “Oração final para todos os dias da novena”.

 

3º dia

São José, humílimo servo do Senhor, que sois instrumento da Providência Divina para a Obra Shalom, sede nossa inspiração e modelo para que, esquecidos de nós mesmos, sirvamos a Deus e sejamos mediadores de Sua Providência para a evangelização através da Obra que nos foi confiada.

Repita a “Oração final para todos os dias da novena”.

 

4º dia

São José, servo dulcíssimo, que educaste com exemplo, doçura e firmeza o Filho de Deus a vós confiado, ensinando-lhe o valor do trabalho como meio de partilha e vendo-o crescer em graça e sabedoria para a implantação de Sua Paz no mundo, auxilia-nos com os meios necessários para a educação dos nossos filhos e a formação dos que evangelizamos para que sejam, também eles, alegres testemunhas do Ressuscitado que passou pela cruz.

Repita a “Oração final para todos os dias da novena”.

 

5º dia

São José, servo e trabalhador diligente, que construístes para Jesus e Maria o lar em que reinaram com perfeição a caridade e a alegria, ajudai-nos a construir em nossos lares e na Obra espaços sagrados dignos da presença viva do vosso amado Jesus.

Repita a “Oração final para todos os dias da novena”.

 

6º dia

São José, servo piedoso, que tivestes para com Jesus e Maria permanente postura de oração, veneração, proteção e cuidado, servindo juntamente com Maria Àquele que adoráveis, fazei de nós instrumentos da Divina Providência para que nunca se extinga ou se empobreça em beleza, brilho, dignidade e piedade o culto divino em meio a nós.

Repita a “Oração final para todos os dias da novena”.

 

7º dia

São José, servo confiante, que não temestes tomar sob vossa proteção e sustento a Maria e Jesus e, abandonado às mãos do Deus das Providências os servistes durante toda vossa vida sem reter para vós nada do fruto do vosso trabalho, ensinai-nos a acolher a graça do completo abandono nas mãos do Pai que cuida de nós muito melhor do que nós mesmos.

Repita a “Oração final para todos os dias da novena”.

 

8º dia

São José, servo sóbrio e justo, que nunca considerastes como vosso o que vos poderia ser supérfluo, mas, longe disso, soubestes partilhar além do supérfluo, aquilo que Jesus, Maria e vossos irmãos necessitavam, ensinai-nos que o supérfluo não nos pertence, assim como, por direito de caridade, deixa de nos pertencer aquilo de que nosso irmão precisa.

Repita a “Oração final para todos os dias da novena”.

 

9º dia

São José, servo pobre do Senhor, que entendestes ser a partilha original a mesma partilha da Trindade para conosco, e que, em Jesus Cristo, vos deixastes moldar pelo espírito de partilha e comunhão que antecederam o pecado original, concedei-nos, pelo poder do vosso Filho, a graça de honrar nosso Batismo com a conversão à partilha e comunhão das origens, agora elevada a caridade pelos méritos de Cristo.

Repita a “Oração final para todos os dias da novena”.

 

Como a oração de São José pode auxiliar na sua vida?

São José foi um bom homem, honesto, trabalhador, digno e de muita fé. Assim, com sua dignidade exemplar e seu coração bondoso, São José pode lhe auxiliar nos mais diversos problemas de sua vida.

Seja qual for a situação pela qual você esteja passando, saiba que o bondoso São José poderá interceder por você junto ao pai. Para isso, primeiramente é importante que você faça sempre sua parte. Por exemplo, se estiver rezando por emprego, não esqueça de sair todos os dias procurando por um.

Além disso, tenha sempre muita fé, de que São José levará seu pedido ao Pai com muito amor. E tenha a plena certeza de que Deus fará sempre o melhor para você, e no momento certo.





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!