Muitas pessoas têm dificuldades em dormir, seja por não conseguirem adormecer cedo, ou até por acordarem durante a noite, associando muitas vezes esse problema ao cansaço e/ou ansiedade. Mas a verdade é que isso pode ser um sinal do teu corpo de como algo não está bem!

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), todos nós temos um relógio de órgão interno em que, baseado um relógio de 24 horas, cada órgão funciona melhor num horário específico e está ligado a uma emoção subjacente.

Assim sendo, se tens por hábito acordar involuntariamente durante a noite, deixo-te aqui cinco períodos de tempo do relógio dos órgãos internos e o que a MTC diz que eles indicam sobre o teu estado emocional.

21h – 23h: Sistema Endócrino

O sistema endócrino é composto de todas as glândulas do corpo que criam hormônios. Segundo a MTC, o equilíbrio hormonal é regulado neste momento, daí que, à medida que o corpo se reinicia para o dia seguinte, essa é a melhor hora para dormir.

Se é difícil para ti adormecer durante estas horas, podes ter um alto nível de cortisol. Por isso, para poderes recuperar o equilíbrio hormonal, o ideal é seguires uma rotina de sono sem stress ou então praticares meditação.

23h – 01h: Vesícula Biliar

A vesícula biliar é um pequeno órgão em forma de pêra localizado sob o fígado. Ele armazena a bile, que ajuda a digerir as gorduras depois de uma refeição. De acordo com o Dr. Lyndsay Wareham, um médico naturopata da Moncton Neuropathic Medical Clinic em Moncton, no Canadá, a vesícula biliar é responsável pela auto-estima e pela tomada de decisões.

Se não consegues adormecer até a estas horas, podes estar a esgotar o stock de energia da tua vesícula biliar, o que pode levar a uma baixa auto-estima e julgamento ao longo do tempo.

Se acordares durante estas horas, podes estar a sofrer uma timidez interna ou um débil auto-valor. Por isso, convém começares a praticar mantras de auto-afirmação para ajudar a adormecer.

01h – 03h: Fígado

Se acordares durante estas horas, poderás estar a reprimir uma raiva ou frustração sérias.

Se tiveste um dia irritável ou dificuldade em deixar as coisas correrem, tenta beber um copo de água para estimular a produção saudável de sangue.

03h – 05h: Pulmões

Inspiração, tristeza e pesar são emoções associadas aos pulmões.

Se acordares durante estas horas, podes estar a sofrer de tristeza ou depressão. Concentra-te em abordar e aceitar a tua dor para voltares a dormir.

05h – 07h: Intestino Grosso

Este período da manhã está ligado ao intestino grosso. Semelhante aos pulmões, o intestino grosso pode ajudar a liberar aflição emocional.

Se acordares durante estas horas, podes ter um bloqueio emocional ou sentires-te presa. Para voltares a dormir, tenta alongar ou ir à casa-de-banho.

Traduzido e adaptado pela equipa de Sábias Palavras

Fonte: Mystical Raven

COMPARTILHAR

VEJA TAMBÉM





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!