A vida se torna complexa muitas vezes. Coisas acontecem fora do plano tornando-se muito diferente do que você esperava. Com isso vêm a frustração, o stress e aquele sentimento de que às coisas simplesmente não dão certo com você. De repente pensamentos negativos tomam conta: “Por quê isso tinha que acontecer?”, “Isso não é pra mim”, “Simplesmente não consigo”, “O melhor é desistir mesmo” etc.

Ok. Entendo. Essa é uma reação normal muitas vezes. Agora, a questão é se você vai se apegar  a esse tipo de sentimento e sobrevalorizá-lo ou se têm capacidade de enxergar que coisas boas ainda podem vir disso tudo e tocar em frente. Tomar a saída fácil da desistência obviamente não é o caminho para você se sentir feliz e realizado. Por isso, pense como esse tipo de comportamento vai ajudá-lo. O pensamento negativo é tóxico. Quanto mais espaço você abrir pra ele, mais ele vai tomar conta de você e mais difícil será desentoxicá-lo.

Manter a positividade é fundamental. O pensamento positivo traz esperança e motivação para um futuro melhor. Claro, às vezes as coisas não dão certo. Isso é da vida e acontece com todo mundo. A diferença é que quem pensa positivo, não se apega a algo que não deu certo, mas sim, muda o foco novamente para a possibilidade de dar certo no futuro. Pensar positivo traz um olhar mais construtivo e percebe as coisas boas que ainda podem vir pela frente. Faz viver melhor e mais feliz.

Também é de alta relevância observar que, pensando dessa maneira, em vez de ficar reclamando e desistir do seu objetivo, você vai tomar as atitudes necessárias para conseguir atingir os seus objetivos e ser bem sucedido da próxima vez. Essa persistência aliada a atitude advinda da sua forma positiva de ver o mundo vai, em última instância, conseguir fazer você chegar onde quer e aí você será recompensado da forma que buscava inicialmente.

Para manter a positividade no dia a dia siga estas dicas.

1.Veja-se vencendo nos objetivos que você coloca pra sua vida.

Pense que a vitória é possível. Especialmente quando você percebe que outros já conseguiram. Se alguém já conseguiu você também pode conseguir.

2. Substitua pensamentos negativos por positivos.

Procure observar seus pensamentos e notar quando um pensamento negativo vier à cabeça. Sempre que surgir um pensamento desse tipo, procure redirecioná-lo para algo positivo pensando nas coisas que já deram certo por exemplo.

3. Faça dos seus problemas um aprendizado.

Em vez de reclamar das coisas que não saem de acordo com o esperado, procure ver o que você pode aprender com elas. O aprendizado é o seu ganho nessas situações e esse ganho de experiência deve ser valorizado.

4. Proteja-se de energias negativas.

Afasta-se do que coloca você para baixo. Especialmente de pessoas que ficam o tempo inteiro reclamando e disseminando energia negativa.

5. Preencha sua mente com conteúdo positivo.

Procure conteúdos que elevam seu espírito para o lado positivo. Pode ser um livro com uma mensagem pra frente, uma música que coloca você para cima, uma conversa com uma pessoa que faz bem pra você ou simplesmente ler artigos como este.

6. Foque no que você têm de bom em vez de no que está ruim.

Em vez de reclamar por não ter uma casa como a do outro, agradeça por você ter um bom lugar para morar.

Reprimir a negatividade e fortalecer a positividade na sua vida é um exercício constante. Requer, ante de mais nada que você perceba que está sendo negativo e tome consciência disso. Aí você pode começar a trabalhar nessa mudança. Uma vez conseguindo o seu dia a dia vai ser melhor e as chances de você realizar seus sonhos maiores.

Por: Juan O’Keeffe @ Evolução Pessoal

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Juan O'Keeffe
Juan O’Keeffe é empreendedor e escreve sobre desenvolvimento pessoal no seu blog evoluçãopessoal.com.br. É bacharel e mestre em Administração de Empresas e atuou por muitos anos no mercado corporativo em empresas multinacionais de grande porte como HP e Dell em atividades como desenvolvimento e gerência de projetos de software.