Novo estudo revela que “Geleira do Juízo Final” têm maior risco de derretimento do que o previsto

Na Antártica, a Geleira Thwaites ou a “Geleira do Juízo Final”, está sob risco ainda maior de derretimento, de acordo com um novo estudo.

Esta geleira é uma das maiores do mundo e seu derretimento pode elevar o nível do mar em até um metro, impactando cidades costeiras em todo o globo.

Os pesquisadores de universidades dos Estados Unidos e Canadá, com apoio da NASA, utilizaram imagens de satélite para monitorar a Thwaites. De acordo com a pesquisa, as águas mais quentes do oceano estão penetrando sob a geleira. Assim, aumentando seu derretimento.

A geleira está sendo levantada pelas marés intensas, permitindo que a água quente alcance sua base até uma distância de seis quilômetros.

Christine Dow, coautora do estudo e professora da Universidade de Waterloo, alerta que a influência das marés e das águas oceânicas mais quentes pode acelerar o derretimento não apenas da Thwaites, mas de toda a camada de gelo da Antártica.

A Thwaites já contribui com aproximadamente 4% da elevação anual do nível do mar globalmente.

Consequências para o nível do Mar

O derretimento acelerado da Geleira Thwaites pode resultar em um aumento significativo do nível do mar. Dessa maneira, afetando milhões de pessoas que vivem em áreas costeiras.

Portanto, cidades como Miami, Nova York, Rio de Janeiro, Recife e Belém estão em risco. Além disso, regiões inteiras, como partes de Bangladesh e ilhas do Pacífico, podem ser submersas.

Contexto climático

Em 2023, as temperaturas atingiram recordes e houve um aumento nas emissões de gases de efeito estufa. Desse modo, intensificando o aquecimento dos oceanos.

No mesmo ano, a Antártica registrou a menor extensão de gelo marítimo já observada em um mês de junho, contribuindo para a elevação do nível do mar.

Portanto, a Organização Meteorológica Mundial (WMO) destacou que o aumento do nível do mar está ocorrendo duas vezes mais rápido do que no início das medições na década de 1990.

O estudo, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, visa melhorar as previsões sobre o futuro dos oceanos e o impacto das mudanças climáticas.

Por isso, a compreensão da dinâmica das geleiras é crucial para prever os efeitos do aumento do nível do mar e desenvolver estratégias de mitigação.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!