Algumas pessoas têm alguma dificuldade em se lembrarem de determinadas coisas, mas se achas que isso significa que sejam burras ou menos inteligentes ou até mesmo mais distraídas, então não podias estar mais enganada(o). Na realidade, significa exactamente o contrário.

De acordo com um estudo realizado pelos pesquisadores Paul Frankland e Blake Richards, da Universidade de Toronto, apesar de ser muito bom um cérebro que é capaz de guardar toda a informação e manter essas memórias, é muito melhor aquele que é capaz de substituir pequenos detalhes por novas informações importantes para as nossas tomadas de decisão.

É importante que o cérebro esqueça detalhes irrelevantes e se concentre nas coisas que o ajudarão a tomar decisões no mundo real“, explicou Richards em entrevista à CNN.

No nosso cérebro existe uma estrutura localizada nos lobos temporais chamada hipocampo, que é responsável por armazenar todas as nossas memórias. Contudo, quando este começa a ficar muito cheio, acaba por apagar as memórias sem importância a fim de guardar aquelas que serão realmente importantes para a nossa vida e dia-a-dia.

Se estás a tentar navegar pelo mundo e o teu cérebro está constantemente a trazer memórias conflitantes, fica mais difícil para ti tomares uma decisão informada“, disse Richards.

Felizmente, para aqueles que não têm essa capacidade natural, existem diversas formas de ajudarem o seu cérebro a fazer uma “limpeza de rotina”, como praticarem exercício físico com regularidade, ou até mesmo passear ao ar livre ou à beira-mar.

Assim sendo, se tendes a esquecer-te de algumas pequenas coisas, então isso apenas pode significar que, na realidade, és bastante inteligente e que o teu cérebro é capaz de distinguir o que é informação dispensável e o que é realmente importante. Contudo, se o teu esquecimento passa por coisas importantes, então podes mesmo ter um problema sério e o melhor é procurares ajuda de um médico especialista.

COMPARTILHAR

VEJA TAMBÉM





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!