No passado dia 15 de Abril de 2019, a emblemática Catedral de Notre-Dame, em Paris, foi vitima de um violento incêndio que acabou por destruir grande parte da sua estrutura que se encontrava em restauro.

Segundo as autoridades francesas que estão a investigar as possíveis causas para este incidente, tudo indica que tenha sido um curto-circuito num elevador dos andaimes das obras a provocar esta tragédia parisiense. Apesar da imensidão das chamas, há apenas registo de uma vitima, um bombeiro que acabou por ficar ferido com gravidade no combate às mesmas.

Devido a importância que este monumento tem para o Mundo Ocidental, não só pela sua simbologia religiosa, mas também por se tratar de uma das mais antigas construções francesas, tendo sido construída entre os anos de 1160 e 1345, a Catedral famosa pelo romance clássico de Victor Hugo, O Corcunda de Notre-Dame, atrai milhões de turistas todos os anos, por isso não foi de admirar que rapidamente surgissem milhares de partilhas do incêndio nas redes sociais por quem testemunhava o mesmo em primeira mão.

Contudo, houve um momento que acabou por se tornar viral quando uma multidão que assistia incrédula ao que se passava começou a cantar a música “Ave Maria” ao mesmo tempo que a Catedral era consumida pelas chamas.

Sem dúvida um momento tocante que espelha o sentimento de tristeza e perda que muitas pessoas ao redor do Mundo sentiram ao verem as imagens da Catedral a arder.

Imagem de destaque: Reprodução Twitter / @Inaki_Gil

VEJA TAMBÉM




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!