Mulher transgênero é coroada Miss Holanda e concorrerá ao Miss Universo apesar de julgamentos: “É um cara”

Recentemente, a modelo e atriz Rikkie Valerie Kollé, conquistou o título de Miss Holanda e desse modo, se prepara para competir no concurso Miss Universo. Aos 22 anos, Kollé se torna a segunda mulher transgênero a participar do renomado concurso de beleza.

Em suas redes sociais, a modelo publicou uma foto em que comemora a sua vitória e expressou a sua animação para competir pelo título de Miss Universo. “EU FIZ ISSO!!!!! Sim, sou trans e quero compartilhar minha história, mas também sou Rikkie e é isso que importa para mim. Fiz isso com minhas próprias forças e aproveitei cada momento”, escreveu.

Kollé vem da cidade de Breda, no sul da Holanda, e já havia participado anteriormente do programa de TV “Holland’s Next Top Model”.

Sua jornada no concurso Miss Holanda 2023 foi marcada por sua presença radiante e pelo progresso significativo ao longo do processo, de acordo com o júri. Eles destacaram sua história inspiradora e uma missão clara, afirmando que a organização ficaria satisfeita em trabalhar com ela.

Desde 2012, o concurso Miss Universo permite a participação de mulheres transgênero. Embora nenhuma mulher transgênero tenha conquistado o título de Miss Universo até o momento, a inclusão de mais candidatas nos concursos preliminares é um sinal de progresso.

No próximo mês, Daniela Arroyo González competirá pelo título de Miss Porto Rico, representando a crescente presença de mulheres transgênero nos concursos de beleza.

No entanto, mesmo com tanta aceitação e elogios, Rikkie recebeu comentários negativos à sua coroação por se tratar se uma mulher trans: “É um cara”, “Oh, a Holanda tem um novo Sr. Holanda!”, “Vergonha para todos os juízes.” e “Alguém perguntou à mulher que ele está ao lado de como ela se sentiu ao perder um concurso para um homem biológico?”, foram alguns dos comentários no post.

Sua jornada

Para Kollé, sua jornada como uma mulher transgênero teve marcos significativos, incluindo uma cirurgia de afirmação de gênero realizada em janeiro passado. Ela compartilhou em uma postagem no Instagram que mudou seu nome de Rik para Rikkie quando tinha apenas onze anos de idade.

Agora, ela aspira servir como uma representação e modelo para mulheres jovens e para a comunidade queer. Sua esperança é inspirar as pessoas a abraçarem seu verdadeiro eu, mesmo diante da rejeição de suas famílias e de outras pessoas ao seu redor.

O concurso Miss Universo 2023 está programado para acontecer em El Salvador ainda este ano. Com sua vitória no Miss Holanda, Rikkie Valerie Kollé está ansiosa para representar seu país e continuar a ser uma voz importante na luta pela inclusão e aceitação de pessoas transgênero em todo o mundo.

Imagem de Capa: Rikkie Valerie Kolle





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!