Mulher com crescimento excessivo de pelos desabafa que as pessoas a olham com nojo, mas que ela merece respeito

Uma mulher que sofre com excesso de pelos deixou que eles crescessem por todo o corpo, que a afeta principalmente no rosto, peito, costas, braços e pernas.

Khosi Nkanyezi Buthelezi, 42 anos, de Joanesburgo, África do Sul, diz que “ama” a si mesma apesar dos insultos que recebe por ter uma barba cheia.

A editora freelance de livro disse que notou o excesso de pelos em seu corpo quando era adolescente, mas não se importou porque outras mulheres de sua família pareciam iguais.

No entanto, por curiosidade ela procurou respostas de um profissional, mas mesmo os médicos ficaram perplexos. Ela explicou: “Cresci acostumada com mulheres peludas como minhas tias sendo vistas como abençoadas, fortes e rígidas, então imaginei que era algo que havia herdado. Portanto, nunca procurei um médico por causa dos pelos do meu corpo, não tive problemas físicos.”

“Mas quando finalmente visitei meu médico de família, eles sugeriram testes de nível hormonal para fertilidade e síndrome dos ovários policísticos (SOP). No entanto, ambos deram negativo. Eu poderia ter filhos se quisesse e não havia necessidade de tratamento hormonal, parecia tudo bem.”, disse Khosi.

No entanto, um médico sugeriu que Khosi pode ter hirsutismo, uma condição que afeta principalmente as mulheres e faz com que o excesso de pêlos cresça em certas partes do corpo. Ela disse que nunca tinha ouvido falar da doença, mas como parecia grave, ela decidiu tentar raspar o cabelo, apesar de familiares a alertarem contra isso.

Ela acrescentou: “Eu nunca tinha ouvido falar disso antes, mas fazia sentido. Lembro-me de conversar com meus familiares sobre isso, que me avisaram que fazer a barba faria com que crescesse mais, mas pensei que era apenas um mito.”

Khosi tentou raspar a barba, apesar dos familiares a alertarem contra isso – mas ela voltou a crescer ainda mais. Ela então optou pelo tratamento de depilação a laser, que funcionou por um tempo, mas logo os pelos também voltaram com força.

Desde então, ela decidiu abandonar a batalha e, em vez disso, escolheu ‘amar’ a si mesma – acrescentando que a beleza vem em todas as formas. Ela assumiu seu visual, até mesmo recorrendo ao TikTok para documentar o crescimento dos seus pelos.

@khosinkanyezibuthelezi You look beautiful 😍 Why don’t you shave? 🤔 #angifuni #foryou #beardgang #beardedwoman ♬ Bombastic Side Eye Criminal Offensive Side Eye – CasaDi

Apesar de olhares e os abusos verbais a acompanharem, Khosi decidiu revidar os trolls que às vezes levavam as coisas longe demais, incluindo uma pessoa que a chamou de “homem”. A influenciadora disse que as pessoas muitas vezes olham para ela “com choque, fascínio, repulsa e desaprovação” na rua, embora ela tenha aceitado isso no início, e agora ela exige o ‘respeito’ que merece.

“A beleza vem em todas as formas, tamanhos e corpos, e estou trazendo os pelos do corpo para a equação da beleza.” Khosi usa as redes sociais para ajudar a combater o estigma que cerca o crescimento excessivo de pelos.

@khosinkanyezibuthelezi When it comes to people awkwardly reacting to my beard… Issa work in progress. #lypsync #comicskit #foryou #beardedwoman #beardgang #sheldon @Sheldon Cooper

O que é Hirsutismo e por que isso acontece?

O hirsutismo é o crescimento excessivo de pelos em certas áreas do corpo que afeta principalmente as mulheres. É relativamente comum e muitas vezes um problema de longo prazo, mas existem vários tratamentos para controlá-lo.

O excesso de pelos no hirsutismo é geralmente espesso e escuro, e se desenvolve em áreas onde os homens costumam ter pelos, como rosto, pescoço, coxas e nádegas. Também pode causar sintomas adicionais, como pele oleosa, acne, voz grave, menstruação irregular ou ausência de menstruação.

O hirsutismo é causado por um excesso de hormônios masculinos chamados andrógenos no corpo ou pelo fato de o corpo ser mais sensível a esses hormônios. Em muitos casos, não está claro por que isso acontece.

Imagem de Capa: Reprodução





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!