O veterano da teledramaturgia brasileira Pedro Paulo Rangel morreu nesta quarta-feira (21) aos 74 anos após ficar internado há um mês e meio no Rio de Janeiro.

Diagnosticado com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) há anos, o ator estava hospitalizado por complicações no sistema respiratório desde o início de novembro na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, e sua morte foi confirmada pela própria instituição.

Pedro Paulo Rangel, famoso especialmente por ter atuado em diversas produções marcantes da TV brasileira, sofria de um enfisema pulmonar.

Reprodução / TV Globo

Ao longo de sua permanência internado, Pedro Paulo chegou a compartilhar nas redes sociais um aviso ao público que estava no hospital e, na época em que fez o post, afirmou ter estado sob cuidados no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do local.

Por complicações respiratórias, nas últimas semanas ele esteve intubado.

Os fãs e a família sabiam que o quadro era grave e temiam pelo pior. Na semana passada, os médicos retiraram a sedação e tentaram extubar o ator para ver como ele reagia sem a intubação.

Apesar de não haver confirmações sobre a causa do óbito, é sabido que o ator de 74 anos, há mais de dez anos foi diagnosticado com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

Nas redes sociais, fãs estão se despedindo. “Descanse em paz”, escreveu um fã emocionado.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é uma nomenclatura que se refere a doenças respiratórias que dificultam a passagem de ar pelas vias aéreas inferiores por conta de obstruções permanentes, como é o caso da bronquite crônica e do enfisema pulmonar.

Apenas parcialmente reversível, de acordo com informações do Ministério da Saúde, seu surgimento está intimamente ligado ao tabagismo no caso do enfisema, principal causa dela. Isso inclui, além do cigarro convencional, o eletrônico, o narguilé, o cachimbo, a maconha e a exposição passiva à fumaça.

A DPOC é a terceira maior causa de mortes do mundo.

Imagem de Capa: Reprodução / TV Globo





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!