Morre aos 128 anos a mulher mais velha da mundo

Johanna Mazibuko, natural da África do Sul, afirmava ser a pessoa mais velha do mundo, já que ela nasceu em 1894. Ela faleceu aos 128 anos, apenas dois meses antes de completar 129 anos, conforme afirmado por sua família.

Sua nora Thandiwe Wesinyana, que também atuou como cuidadora, disse que Johanna era uma pessoa muito querida na comunidade e que sua morte deixou todos muito tristes.

“Uma ferida se abriu, meu coração está dolorido e estou despedaçado. A comunidade está triste. Todos nós perdemos uma mãe”, disse Thandiwe.

Ela nasceu em 11 de maio de 1894 em uma fazenda perto de Ottosdal, na província central do Noroeste, segundo documentos que ela carregava consigo. Johanna teve sete filhos, alguns dos quais ainda estão vivos, e foi criada por sua tia antes de se casar.

Ela afirmava que vivia bem na época em que morava na fazenda, ao contrário do local onde vivia atualmente, onde é necessário comprar tudo.

Apesar de sua idade incrível, Johanna nunca teve sua idade oficialmente verificada pelo Guinness World Records. Quando perguntada sobre seu segredo para uma vida longa, ela disse que não tinha nada a oferecer, pois estava apenas surpresa por ainda estar viva. Ela afirmou que estava esperando para ver onde sua vida terminaria e que via a graça em cada dia que o sol nascia e se punha.

Johanna passou seus últimos dias precisando de fraldas e já não conseguia mais andar. Ela disse que só queria uma vida confortável antes de se juntar a seus ancestrais.

A comunidade está profundamente entristecida pela perda de uma mulher tão amada e respeitada. A história de Johanna é um testemunho de uma vida longa e cheia de experiências, que serve como um lembrete para todos nós valorizarmos cada dia que temos.

Imagem de Capa: Reprodução





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!