Monte Everest é transformado em depósito de lixo: alpinista recolhe 440Kg de lixo

Cenário dramático nos acampamentos-base do Everest foi enfrentado por um montanhista chamado Mingma Tenzi Sherpa, onde tudo foi documentado nas redes sociais

O alpinista escalou recentemente o Monte Everest pela nona vez, mas, em vez de apreciar a bela paisagem, sentiu-se cheio de repulsa e tristeza com o que viu ao seu redor: O campo mais sujo que já viu em sua vida.

Enquanto subia até o topo, Tenzi observou uma quantidade perturbadora de lixo, incluindo absorventes higiênicos, equipamentos de caminhada e tigelas e colheres de aço. Tenzi compartilhou um vídeo do que havia na frente dele no Instagram.

As imagens mostravam tendas, lençóis e cordas abandonadas de perto. Na legenda da publicação ele escreveu:

“Podemos ver tendas, cilindro de oxigênio vazios, tigelas de aço, colheres, absorventes higiênicos, papel, tantas coisas que são utilizadas pelos seres humanos. Todo esse trabalho foi feito por nós, escaladores, escalando o Everest. Eu me sinto tão triste todas as vezes porque tenho visto muitas vezes grupos de transporte e empresas cortando seus logotipos e deixando todas as tendas.”

Tenzi, que é um dos melhores guias de montanha de sua geração, disse que este foi o “acampamento mais sujo” que ele já viu em sua vida. Ele e sua equipe decidiram tentar fazer algumas limpezas, mesmo que o trabalho a ser feito fosse muito mais aprofundado.

Entretanto, já recolheram mais de 440 quilos de resíduos, uma quantidade impressionante. Novamente em seu post de denúncia, Tenzi explicou que a limpeza é feita nas montanhas de vez em quando, mas que não é o suficiente.

A campanha ‘Montanha Limpa’ começou há muitos anos. Embora a campanha tenha feito um bom esforço para limpar a montanha, como sempre, as empresas deixam seus resíduos pelo caminho, então será difícil mantê-la limpa.

Em 2014, o governo nepalês lançou uma iniciativa para evitar o acúmulo de lixo no Monte Everest. Quem quiser escalar a montanha mais alta do mundo deve pagar US$ 4.000. No entanto, se você voltar com 8 kg de resíduos de sua excursão, seu dinheiro será devolvido.

Esta é a mesma quantidade de lixo que cada pessoa acumula em média durante sua excursão. No entanto, parece que esse incentivo para evitar deixar o lixo em trilhas e acampamentos-base não está funcionando como deveria.

A proposta de Tenzi é tomar medidas contra aqueles que desfiguram a natureza. Ele comentou no Instagram: “Gostaria de pedir ao governo que puna as empresas que deixam lixo nas montanhas. É um grande problema que todos nós temos que enfrentar.”

Além das toneladas de lixo e plástico encontradas nos picos do Himalaia, infelizmente, as montanhas que cruzam Paquistão, Índia, Nepal e Buthan também estão em triste condições.

Imagem de Capa: Reprodução/Instagram Tenzi Sherpa





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!