Um dos maiores medos dos pais é que os seus filhos sejam raptados, e verdade seja dita, nos dias que correm, existe uma grande probabilidade de isso acontecer se não estivermos extremamente atentos, sendo cada vez mais frequente os criminosos abordarem as crianças em plena luz do dia.

Uma situação que poderia ter tido um final trágico acabou por ser evitada por um simples truque que realmente salvou a vida de uma menina de 11 anos de Phoenix, Arizona, EUA.

Ao ter sido abordada por um homem desconhecido que conduzia uma carrinha branca num parque de San Tan Valley, dizendo que o seu irmão havia sofrido um acidente bastante grave e que os seus pais lhe haviam pedido para a ir buscar, a pequena fez o que havia combinado com os seus pais caso acontecesse algo do género – pediu uma palavra-passa ao homem!

Ao não saber a resposta, o homem acabou por fugir do local com receio de que a menina gritasse por ajuda ao perceber a intenção deste.

Assim que chegou a casa, a pequena contou o que havia acontecido à mãe, que chamou de imediato as autoridades.

Uma operação de busca foi rapidamente acionada, contudo, como o homem escondeu o seu rosto com a mão quando falava com a menina, este apenas foi descrito como um homem branco de quarenta e poucos anos, com barba curta, tendo o seu veículo sido identificado como um Ford Explorer, já que, de acordo com outras crianças, o mesmo já tinha sido visto a circular no parque várias vezes durante o dia.

Nunca pensei que esse código seria realmente usado e estou muito orgulhosa da minha filha por se lembrar dele“, disse Brenda James, mãe da criança, numa entrevista à mídia local. Segundo esta, este pequeno gesto de se terem lembrado de uma palavra-passe poderá ter mesmo salvo a vida da sua filha.

Mark Lamb, chefe da polícia no condado de Pinal, ao qual San Tan Valley pertence, enalteceu a forma como estes pais ensinaram a sua filha. “A presença de espírito de perguntar a ‘senha’ ao homem mostra que ela é uma garota muito madura e bem preparada!“, disse ele à BBC News Mundo.

Além deste truque, as autoridades recomendam outras medidas de segurança para evitar este tipo de situações, como por exemplo, não colocarem o nome da criança em roupas ou mochilas em locais visíveis, já que estas tendem a confiar em adultos que saibam o seu nome.

É também bastante importante que os pais tirem fotos aos seus filhos com frequência, já que uma das primeiras coisas que as autoridades irão pedir em caso de desaparecimento de uma criança é uma fotografia sua actualizada.

Claro que não queremos com isto causar o pânico entre os pais, mas como se costuma dizer, “mais vale prevenir do que remediar”, e no caso desta menina, isso acabou mesmo por lhe salvar a vida.

Fonte: BBC News Brasil

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!