Dublin, capital da Irlanda, tal como muitas outras cidades em todo o Mundo, sofre bastante com a crise imobiliária que inflaciona o valor das casas, provocando assim um aumento da população sem-abrigo. Contudo, um estudante de graduação do Trinity College chamado Tom Austin parece ter encontrado a solução ideal.

Juntamente com Pierce Dargan e Gareth Downey, Tom decidiu criar um projecto que dá emprego às pessoas sem-abrigo como guias turísticos da cidade. Assim, estas acabam por fazer uso do seu conhecimento sobre a cidade para ganharem rendimentos e serem reintegrados na sociedade.

Inspirado por excursões com temas de pessoas sem-abrigo em Manchester, Londres e outras cidades, Tom conseguiu o apoio da Dublin Simon Community, uma organização sem fins lucrativos e deu assim início a este projecto com Derek McGuire como primeiro guia.

Derek, que passou 25 anos a trabalhar no setor voluntário, acabou por ficar desabrigado após o término de um relacionamento e o colapso da propriedade o deixou incapaz de pagar a sua hipoteca.

Com uma rota de 1,3 Km, este mostra áreas onde dormiu por dois anos, depois de perder a sua casa em 2014, e passar por cinco abrigos para sem-abrigo, com outros seis abrigos nas proximidades, aproveitando para dar dicas sobre como se manter seguro, esconder bens e se misturar com a multidão. O passeio de 90 minutos custa 10 euros (cerca de 50 reais) e durante o mesmo, este vai contando anedotas sobre abrigos, falando sobre o mais decente, o ruim, o horrível, histórias sobre os tempos dos bordéis das liberdades, a sua vida mais obscura e “os quatro cantos do inferno” – uma união de quatro bares conhecidos por confusões.

Para Derek esta oportunidade restaurou o seu senso de identidade. “Vejo isso como uma oportunidade de contar minha história”, disse ao Nation.

O objectivo de Tom é que este projecto se expanda com mais guias a cobrir outras zonas da cidade.

Uma ideia fantástica que deve servir de exemplo a outros países!

VEJA TAMBÉM




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!