Halloween: saiba a verdadeira origem dessa festa tradicional

A Halloween é uma tradição festiva que é comemorada todos os anos em 31 de outubro em todo o mundo. Em países como os Estados Unidos, os doces ou travessuras, as abóboras e fantasias assustadoras são indispensáveis.

Mas você realmente sabe do que se trata e por que é comemorado? Bem, não tenham medo, existe muitas falsas informações circulando por aí.

Quais são as origens do Halloween?

A tradição do Halloween remonta ao antigo festival celta de Samhain, há cerca de 2.000 anos. Os celtas acreditavam que Samhain era o dia do ano em que ocorria uma lacuna entre o nosso mundo e o mundo espiritual, tornando mais fácil o retorno dos espíritos dos mortos.

Mas não tenha medo. Para comemorar o dia, eles construíam enormes fogueiras, usavam fantasias e contavam com a sorte.

Ao longo de muitos anos, à medida que os romanos conquistavam grande parte da Europa e o cristianismo se espalhava pelas terras celtas, as tradições destas crenças e culturas misturaram-se.

Desta forma, a comemoração cristã de “Todos os Santos” ou “Dia de Finados”, também conhecido como All-Hallows, a noite anterior é chamada de All Hallows Eve (traduzido do inglês significa véspera de todos os santos) levando ao nome, sim, você adivinhou – Halloween.

As tradições do Halloween

Os doces ou travessuras começou há centenas de anos na Inglaterra medieval, quando as pessoas iam de porta em porta oferecendo uma oração ou uma música em troca de comida.

Isso era conhecido na época como Souling, e acontecia no Dia de Todos os Santos, quando os cristãos tradicionalmente oravam por seus entes queridos. Aproximando-se da era vitoriana, a comida frequentemente servida era um tipo de massa chamada bolo de alma. Algo parecido com um biscoito ou um bolo.

E foi somente nos tempos modernos que essa tradição evoluiu para doces e chocolates.

Roupas assustadores e abóboras petrificantes

Bem, o uso de fantasias também começou com o povo celta. As roupas assustadoras eram usadas para espantar quaisquer espíritos malignos que se escondessem nas sombras das celebrações.

Já as abóboras, a ideia surgiu dos irlandeses no século 19, quando muitos imigraram para a América. No entanto, enquanto eles costumavam esculpir rostos em nabos, nos EUA eles descobriram que as abóboras eram mais fáceis de cultivar na América, então a tradição evoluiu para esculpir as abóboras que conhecemos hoje.

Então, o Halloween não tem nada a ver com culto às entidades malignas!

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!