Grávida de gêmeas descobre que filhas são siamesas e dividem um só coração

Aos cinco meses de gestação, enquanto vive a felicidade de mais uma gravidez, Luciane Setene tenta processar a informação de que as filhas são gêmeas siamesas, ligadas pelo tórax e dividem um só coração.

A balconista de 38 anos, que vive em Rio Verde, Mato Grosso do Sul, no Brasil, divide os sentimentos entre alegria e angústia.

Foi durante um tratamento de cisto no ovário que Luciene descobriu que estava grávida das gêmeas. No entanto, ao fazer o primeiro ultrassom, o médico identificou dois fetos, mas apenas o batimento de um coração.

“Comecei meu pré-natal como qualquer mãe. Fui no postinho normal. Através dos primeiros exames de ultrassom no posto da minha cidade. Neste momento vimos algo diferente, eram dois bebês gêmeos, mas não aparecia dois batimentos. Depois procuramos um ultrassom mais detalhado, só neste momento que vimos que era algo diferente, raro”, disse Luciane ao g1.

Como Luciene reagiu

Depois da notícia, o pré-natal da gravidez é considerada de alto risco. “Confesso, estou assustada. O caso é raro, minhas filhas estão unidas pelo tórax, têm apenas um coração e se alimentam por um só cordão umbilical. Os outros órgãos são perfeitos, não há problemas. Cada uma tem seu órgão e membros únicos, apenas o coração que é dividido”.

A mãe das gêmeas Arielly e Allany, como serão chamadas, diz se sentir aflita com a situação que vive. “A gente dorme, mas não dorme ao mesmo tempo. O meu psicológico ficou bem abalado, complicado. Não sei como explicar ainda, o impacto é grande”.

O parto e decisões

O parto das gêmeas é previsto de ser realizado em fevereiro do ano que vem, quando a gestação chegará ao sétimo mês. Sobre o futuro das filhas, Luciane diz que espera viver cada dia de uma vez. Ela ainda não sabe se as filhas serão separadas após o nascimento.

“Os procedimentos só serão pensados após as minhas filhas nascerem. A cirurgia de separação será depois, vai depender de como a saúde deles vão estar. Eu sigo aflita e esperando pelo melhor das minhas meninas”, afirmou.

Com informações: g1

Imagem de Capa: Arquivo Pessoal





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!