Garota de 21 anos tem transtorno raro que altera as suas identidades: “Somos 18”

O transtorno dissociativo de identidade (TDI), uma condição psiquiátrica rara e severa. No entanto, ganhou destaque recentemente devido à história de Giovanna Blasi, de 21 anos, que convive com 18 identidades distintas.

Esse transtorno, bastante raro, faz com que Giovanna não seja apenas uma pessoa, mas sim um sistema composto por 18 pessoas. Sendo elas: Aline, Aurora, Dandara, Aiana, Tatá, Giovanna (sua identidade principal), Herbert, Isabella, Laura, Lina, Lua, Luara, Luiza, Maria Helana, Melanie, Momô, Jim e Ariel.

O TDI é uma condição psiquiátrica que geralmente se desenvolve após situações traumáticas na infância, como abuso sexual, abuso físico, negligência ou a perda de alguém próximo.

Com intuito de sobreviver a essas experiências angustiantes, a mente de Giovanna se fragmentou em múltiplas identidades. Dessa forma, cada uma lidando com aspectos diferentes de sua vida e de seu passado.

O Sistema Resiliência

Giovanna afirma que seu sistema se chama “Resiliência” e que prefere não ser chamada pelo nome de registro. Desse modo, seu sistema é composto por todas as identidades. Quando uma das identidades está consciente, é conhecido como “front”. Já as outras como “alters” e que residem no “headspace”, o espaço inconsciente da pessoa com TDI.

“Eu fui afastada da faculdade e do trabalho por tempo indeterminado. Ainda estou afastada, porque eu estava disfuncional. Eu estava trocando muito, de uma forma descontrolada”, desabafa Giovanna.

“Na época que eu entrei em crise dissociativa, eu trocava pelo menos 14 vezes por dia. [Hoje troco] Umas sete vezes, oito, depende muito.”

@.jossuan Respondendo a @lauraaparcida part.2 #foryou #giovanna #tv #fantastico #noticias #fypシ #tdi #fy ♬ In Essence – Ka$tro

A história de Giovanna Blasi nos lembra da complexidade da mente humana e da resiliência de uma pessoa diante de um transtorno tão desafiador como o TDI.

Contudo, é importante que a sociedade compreenda e apoie aqueles que enfrentam condições de saúde mental, como essa, com compaixão e empatia.

Dessa maneira, à medida que continuamos a aprender sobre o transtorno dissociativo de identidade, esperamos que a sociedade disponibilize mais recursos e apoio para indivíduos como Giovanna, permitindo que eles vivam vidas plenas e significativas.

@tribourbanaoficial GIOVANNA BLASI – A MULHER QUE POSSUI 18 IDENTIDADES DIFERENTES | (TDI) Transtorno Dissociativo de Identidade | Fragmentada | Sistema Resiliência #sistemaresiliencia #tdi #psiquiatria #transtornodissociativodeidentidade #transtornodepersonalidade #psicologia ♬ som original – TRIBO URBANA

Imagem de Capa: Reprodução





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!