Já pensaste na quantidade de tempo que passas agarrada(o) ao teu telemóvel?

Por muito que possas não te aperceber, a verdade é que a maioria de nós passa a maior parte do seu tempo a olhar para o telemóvel, seja nas redes sociais, a trocar mensagens com alguém, a fazer pesquisas na internet, a jogar, entre muitas outras coisas, mesmo quando estamos acompanhados, acabando assim por não darmos atenção àqueles que realmente importam.

Esta realidade acabou por inspirar o fotógrafo americano Eric Pickergill a realizar um projecto ao qual deu o nome de “Removed” (“Retirado” em português), onde ele decidiu destacar esse péssimo vício retirando todos os dispositivos digitais (telemóveis, tablets) das mãos das pessoas que fotografou, mostrado assim o quanto acabamos por perder no nosso dia-a-dia por causa da tecnologia.

Esta ideia surgiu após Eric ter observado uma família enquanto tirava notas num café em Nova Iorque. Nas suas notas escreveu:

“Uma família sentada ao meu lado no café Illium em Troy, NY está tão desconectada uma da outra. Não falam muito. O pai e as duas filhas têm os seus próprios telefones. A mãe não tem ou decide deixá-lo guardado. Ela olha pela janela, triste e sozinha na companhia da sua família mais próxima. O pai olha de vez em quando para anunciar alguma informação obscura que encontrou online. É uma cena de tristeza, mas que se encontra numa base regular.”

Apesar dos avanços na tecnologia serem bastante benéficos para a sociedade, a verdade é que estes também trazem algumas desvantagens no que diz respeito à convivência social, tornando-nos muito mais solitários e anti-sociais.

Com este projecto, Eric pretende alertar a sociedade para este terrível vício e tentar inspirar as pessoas a pousarem mais os seus telemóveis e tablets, e a prestarem mais atenção àqueles que realmente importam, antes que seja tarde demais!

COMPARTILHAR

VEJA TAMBÉM





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!