Ela apenas mudou de uma função importante para outra, realizando um sonho de mudar de vida.

Roseli Kusster, de 45 anos, está cursando o último semestre de pedagogia e leciona na mesma escola onde trabalhava fazendo limpeza, de São José, na Grande Florianópolis.

Roseli nasceu em Rancho Queimado, interior de Santa Catarina, onde viveu por 32 anos. Porém sua vida mudou tudo, quando ela terminou o seu relacionamento, que estava desde os 16 anos, decidindo a partir dali mudar a sua vida.

Saindo do interior para cidade grande, a professora se mudou para Florianópolis e conseguiu um emprego como auxiliar de serviços gerais em uma escola.

Nesse mesmo lugar, seus colega de trabalho começaram incentivá-la a volta a estudar e assim ela foi em busca disso.

Roseli estudou até a 4ª série e diz como gostava do ambiente escola. “Eu amava a escola, sempre amei. Era apaixonada pela professora, o giz no quadro, a borracha, era um lugar especial”, afirmou em entrevista ao G1.

Seguindo os conselhos de seus colegas, a ex-faxineira se matriculou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e finalizou seus estudos. Depois, com a ideia de realizar um curso superior, Roseli fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e assim começando a sua faculdade de pedagogia.

Tiago Ghizoni/NSC

Roseli está quase formada em seu curso e no momento trabalha como auxiliar em uma sala de aula, no Centro de Educação Infantil Los Angeles, na área de educação especial.

Por ser mãe de um menino de 10 anos com diagnóstico autista, Roseli tem vários conhecimentos sobre a área voltada à alunos especiais. “Uma colega disse que eu tinha esse perfil, aí fui para esse lado”, explicou.

Seu trabalho de antes já era tão digno quanto ao atual, porém Roseli se encontra muito orgulhosa de si mesma por ter vencidos vários desafios e provar que é capaz correr atrás dos seus sonhos e realizar grandes mudanças em sua vida. “Sair como auxiliar de serviços gerais e voltar como professora é uma vitória”, enfatiza

Roseli diz que a educação foi responsável com que ela tivesse tudo o que tem atualmente. “A educação mudou tudo ao meu entorno e me incentivou, inspirou. A educação é fundamental para mim. A gente repete muito isso, mas é verdade, muda a nossa vida e sem ela a gente não consegue realizar nossos sonhos”, finalizou.

Imagem de Capa: Tiago Ghizoni/NSC

VEJA TAMBÉM






Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!