Ex-agente especial dos EUA revela maneira fácil de ‘ler as pessoas’ concentrando-se em apenas duas coisas

Principalmente no momento em que conhecemos alguém novo, nossa mente imediatamente entra em ação para tentar descobrir que tipo de pessoa ela é, com todos os olhares atentos para sua linguagem corporal.

Embora existam alguns mitos em torno de certos tipos de linguagem corporal e outras pistas não verbais, existe um método muito mais fácil para descobrir as intenções de uma pessoa.

Segundo a ex-agente especial e jornalista americana Evy Poumpouras, tudo se resume ao “estado de espírito” da pessoa ao tentar compreendê-la, e que precisamos apenas focar em duas coisas específicas.

“Lembre-se, não se trata de onde você está, mas sim de onde eles estão”, disse ela à BBC Maestro. “E se você conseguir descobrir qual é o estado de espírito deles e o que os motiva, isso facilitará muito a sua vida. Então, vamos dividi-los em duas categorias: identidade e instrumental.”

Então, como funciona essa técnica?

Espaço mental ‘Identidade’

Segundo a ex-agente especial, a identidade é uma pessoa que está “absorvida em seu próprio espaço”, acrescentando: “Elas são emocionais; veem as coisas do seu ponto de vista. São centradas em si mesmas.”

“Frequentemente, quando falam, você os ouvirá dizer: ‘Eu acho’, ‘Eu sinto’, ‘Eu acredito’. Eles estão num espaço emocional, e tudo tem a ver com eles. Isso é identidade.”, afirmou.

Espaço mental ‘instrumental’

Para aqueles com uma “mentalidade instrumental”, eles são muito “orientados para tarefas”, como ela explica: “Eles querem realizar as coisas. Às vezes, podem parecer um pouco rudes ou diretos.”

Ela mesma se define como uma pessoa “instrumental”, acrescentando: “Não consigo evitar. O Serviço Secreto dos EUA era uma agência muito instrumental.”

“Ninguém se importava realmente com o que você sentia; eles só queriam que você cumprisse suas tarefas. Então, se você estragasse alguma coisa, eles diziam: conserte isso. Você errou, então conserte.”

“Ninguém se sentiria ofendido porque era um estado de espírito muito instrumental. Quando você está instrumental, você é direto, vai direto ao ponto, está muito focado na tarefa. Há muito pouca emoção envolvida.”

Por que é importante conhecer o estado de espírito de alguém?

Poumpouras acredita que entender o estado de espírito de uma pessoa pode ajudar a melhorar as conversas com ela.

“Se alguém representa a identidade de outra pessoa, e você está falando com ela de uma perspectiva instrumental, ela vai olhar para você e pensar: ‘Por que você está falando comigo desse jeito? Por que você é tão direto? Por que você é tão frio?'”, disse.

“E quando você é instrumental, muitas vezes pode se deparar com isso.”, acrescentou.

Em outra entrevista para a The School of Greatness, Poumpouras descreve o estado mental da ‘identidade’ como mais emocional e ‘pouco produtivo’, enquanto o estado mental instrumental se concentra mais em alcançar soluções.

No entanto, não se trata de uma mentalidade fixa, e é “normal”, mas temos de “estar ciente disso e reconhecer, mas também querer mudar”, pois, como ela diz, pode ser “muito limitante”.

Imagem de Capa: Reprodução





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!