Estudos revelam que os gatos tratam seus humanos como pais

Normalmente, muitos costumam dizer que os cães são considerados os melhores amigos no homem, enquanto os gatos são vistos como animais de estimação mais independentes e solitários.

Contudo, estudos indicam que os felinos também desenvolvem laços afetivos com seus tutores, semelhantes aos laços parentais, de acordo com a teoria do apego.

sabiaspalavras.com - Estudos revelam que os gatos tratam seus humanos como pais
Canva

Estudos realizados na Oregon State University, nos Estados Unidos, e publicados na revista Current Biology em setembro de 2019, exploraram essa dinâmica entre gatos e humanos.

A pesquisa revelou que os gatos desenvolvem laços de apego tanto com seus tutores quanto com bebês. Desse modo, mostrando sensibilidade em relação às pessoas ao seu redor.

De acordo com a teoria do apego, as crianças precisam desenvolver uma relação de apego com pelo menos uma pessoa que cuide delas de forma consistente. Assim, garantindo um desenvolvimento social e emocional saudável. Surpreendentemente, os gatos parecem seguir um padrão semelhante.

sabiaspalavras.com - Estudos revelam que os gatos tratam seus humanos como pais
Canva

No estudo mencionado, os pesquisadores reuniram 70 gatinhos e seus donos, realizando um exercício no qual cada par ficava em uma sala. O tutor permanecia em um círculo delimitado, e o gatinho precisava entrar nesse círculo para interagir com ele. O tutor saiu da sala por dois minutos e retornou por mais dois minutos.

Os resultados revelaram que 64% dos gatos mostravam menos estresse quando estavam na companhia de seus tutores, em comparação com o tempo em que estavam separados.

Isso indica que os gatos sentem-se mais equilibrados e confortáveis na presença de seus donos. No entanto, os outros 36% dos gatos apresentaram um comportamento de “apego inseguro”, evitando o contato.

sabiaspalavras.com - Estudos revelam que os gatos tratam seus humanos como pais
Canva

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!