Antigamente era normal num relacionamento o homem ficar encarregue de trabalhar e ganhar dinheiro para sustentar a família e a mulher ficar em casa a cuidar dos filhos e das lides domésticas. Contudo, com o passar dos anos, essa forma de pensar foi alterando e hoje em dia os homens já começam cada vez mais a participar nas tarefas domésticas e na educação dos seus filhos, ao mesmo tempo que as mulheres já tem o seu próprio emprego e são também responsáveis por garantir estabilidade financeira.

Ainda assim, existem homens que, mesmo com esposas que saem todos os dias para o seu trabalho, chegam a casa e sentam-se confortavelmente no sofá a ver TV enquanto a mulher tem de tratar do jantar, das crianças, de estender a roupa que ficou a lavar na máquina, de dar comida ao cão, lavar a louça no fim de jantar, preparar o dia seguinte, ajudar os filhos com os trabalhos de casa, entre muitas outras coisas…

A verdade é que, segundo as mulheres, muito do seu stress deve-se aos seus maridos e à falta de companheirismo e ajuda destes, do que propriamente aos filhos, por muito exigentes que estes sejam. Pelo menos é o que diz um estudo realizado pela Today onde das mais de 7.000 mães entrevistadas, 46% das mulheres dizem que os seus maridos causam mais stress do que os seus filhos!

Uma das mães chegou mesmo a dizer que “uma criança de 7 anos vai ser uma criança de 7 anos. Mas uma pessoa de 35 anos agindo como uma criança de 7 anos é mais stressante, porque eles deveriam saber melhor.

Os principais motivos desse stress deve-se a:

  • não terem tempo suficiente no dia para fazerem tudo o que precisa de ser feito
  • 3 em cada 4 mães com parceiros dizem que fazem a maior parte dos deveres parentais e domésticos

1 em cada 5 mães diz que não ter ajuda suficiente de seu cônjuge é uma das principais fontes de stress diário!

Uma outra pesquisa realizada pela Universidade Padova revela ainda que esta situação afecta por completo a saúde quando um parceiro morre, sendo que quando os maridos perdem as suas esposas, a sua saúde se deteriora, mas quando as mulheres perdem os seus maridos, elas ficam mais saudáveis e lidam melhor com o estresse e a depressão.

Concordas com este estudo? Deixa-nos um comentário com a tua opinião!

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!