Estudo revela de onde os humanos herdaram os ‘narizes maiores’

Se você acha que seu nariz é grande, pode culpar nossos antigos parentes – eles mesmos, – os Neandertais. Recentemente, pesquisas revelaram que os responsáveis pelo aumento do comprimento do nariz foram herdados desses hominídeos extintos.

Esses genes, transmitidos aos humanos modernos através do cruzamento entre as duas espécies, podem ter sido uma adaptação dos Neandertais ao clima frio da Eurásia.

Herança genética dos Neandertais

Há cerca de 15 anos, a sequência completa do genoma Neandertal foi mapeada, revelando que nossos ancestrais cruzaram com eles, deixando-nos com pequenos fragmentos de seu DNA.

De acordo com o Dr. Kaustubh Adhikari, autor do estudo, essa herança genética inclui traços que influenciam a forma dos nossos rostos, incluindo o tamanho do nariz.

Assim, sugerindo que algumas características físicas dos Neandertais foram vantajosas e, portanto, preservadas ao longo de milhares de gerações.

Dessa forma, uma comparação dos crânios dos humanos atuais e Neandertais mostra que estes últimos tinham narizes significativamente mais altos. A distância entre o násio (onde o nariz encontra a sobrancelha) e o filtro (área entre o nariz e o lábio superior) é maior nos Neandertais.

Portanto, os pesquisadores analisaram o DNA de mais de 6.000 pessoas da América Latina e cruzaram esses dados com imagens faciais dos participantes.

O Dr. Qing Li, outro autor do estudo, explicou que a seleção natural influencia a forma do nariz. Como nossos narizes ajudam a regular a temperatura e a umidade do ar que respiramos, diferentes formatos de nariz se adequam melhor a diferentes climas.

O gene herdado dos Neandertais pode ter ajudado os humanos a se adaptarem a climas mais frios quando saíram da África.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!