Estudo confirma que cães identificam pessoas que não são de confiança

Os cães, além de ser os nossos companheiros, são reconhecidos por suas incríveis habilidades, desde farejar drogas e explosivos até detectar certas doenças em seres humanos.

No entanto, havia incertezas sobre a capacidade desses animais em identificar, pelo cheiro, o medo ou a desconfiança em uma pessoa. Dessa forma, a Universidade de Kyoto, no Japão, realizou um estudo que aponta que os cães têm a capacidade de discernimento, podendo detectar pessoas que não são de confiança.

A pesquisa, liderada pela Dra. Akiko Takaoka e sua equipe, consistiu em uma experiência em três partes, envolvendo um grupo de 34 cães. O objetivo era determinar se os cães eram capazes de avaliar em quem confiar. Os resultados, publicados no “Journal of Animal Cognition“, surpreenderam os pesquisadores, pois todos os 34 animais apresentaram o mesmo comportamento.

A Pesquisa

Na primeira fase da experiência, um indivíduo apontava para uma caixa contendo comida para um cão. O animal comia a recompensa. No segundo momento, o mesmo indivíduo apontava novamente para a caixa, prometendo comida.

Contudo, ao chegarem lá, os cães encontravam a caixa vazia. Na terceira fase, quando o indivíduo conduzia os cães novamente à caixa de comida, os animais já não confiavam nele.

A dra. Akiko Takaoka comentou sobre os resultados: “Os cães têm uma inteligência social mais sofisticada do que pensávamos, que evoluiu seletivamente ao longo da história, juntamente com os seres humanos.”

Além disso, outra experiência foi conduzida para avaliar como os cães reagiam a pessoas que interagiam com seus donos. Durante a experiência, os donos dos cães pediam ajuda a diferentes pessoas: algumas ajudavam, outras maltratavam os donos e outras não faziam nada.

Aqueles que maltrataram os donos tentaram compensar oferecendo presentes aos cães, porém, nenhum dos animais aceitou esses presentes.

Diante dos resultados impressionantes, os cientistas planejam repetir a experiência, desta vez utilizando lobos. Os resultados futuros podem ajudar a compreender melhor a evolução desses animais e suas capacidades sociais únicas.

Em suma, o estudo da Universidade de Quioto confirma que os cães têm uma habilidade notável de detectar pessoas que não são de confiança, reforçando a inteligência social desses animais e sua relação única com os seres humanos.

Essas descobertas contribuem para uma maior compreensão do mundo canino e nos lembram de valorizar a sensibilidade e as capacidades desses leais companheiros.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!