Interessante

Estudante revela segredo para alcançar nota mil na redação do Enem: “Deu tudo certo”

A jovem Luana Pizzolato, residente em São Bernardo do Campo, Região de São Paulo, faz parte do seleto grupo de sete candidatos paulistas que conquistaram a pontuação máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em todo o território brasileiro, apenas 60 estudantes alcançaram o tão almejado mil pontos, conforme os resultados divulgados na última terça-feira, 16.

Com mais de 3,9 milhões de inscrições, o exame representa o maior vestibular para instituições de ensino superior públicas e privadas no Brasil, além de ser reconhecido por mais de 50 universidades em Portugal e outros países.

O tema da redação da última prova abordou os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Luana, aspirante a uma vaga em medicina, sentiu-se confiante com o tema e, em sua redação, explorou os movimentos sociais do século XX, o patriarcado e o capitalismo. “Não enfrentei grandes dificuldades, pois é um tema atual e muito presente no dia a dia, especialmente para mim, como mulher”, contou ao Estadão.

Ela revela que a jornada de estudos que a fez conseguir a nota mil incluiu a produção de duas redações semanais, além de participação em um curso preparatório. O plano de estudos começa às 8h da manhã e ia até as 22h, com pausas ao longo do dia.

“Chorei muito. Não conseguia acreditar. Foi incrível, corri para compartilhar nas redes”, contou Luana, que administra um blog de estudos nas redes sociais onde publica sua rotina de estudos e experiências.

Embora já tenha sido aprovada na Faculdade de Medicina da Santa Casa e na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, o sonho de Luana é ingressar em uma universidade pública, considerando os custos das mensalidades nas instituições privadas.

Para os futuros candidatos, Luana destaca que a constância nos estudos elimina o receio de redigir. “Treine e estabeleça um limite. Não adianta passar três horas escrevendo uma redação em casa se no dia da prova não tivermos esse tempo”, aconselha.

A estudante também ressalta a importância de argumentos autênticos, uma vez que cada tema demanda uma abordagem distinta. “Faça várias perguntas a si mesmo para evitar lacunas na argumentação. Para mim, isso só se conquista com prática.”

Imagem de Capa: Luana studygram

Sábias Palavras

Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

Recent Posts

IA prevê ASSUSTADORA transformação dos humanos em 1.000 anos

Nesses últimos anos, a ascensão da inteligência artificial (IA) tem assustado muitas pessoas. Recentemente, uma…

8 horas ago

Agência de modelos inova com influenciadoras IA e lucram até R$ 55.000 por mês

A agência de modelos The Clueless, sediada em Barcelona e fundada por Rubén Cruz em…

10 horas ago

Terapia genética inovadora permite menina surda ouvir pela primeira vez

Uma menina britânica chamada Opal Sandy, que nasceu surda, conseguiu ouvir pela primeira vez após…

10 horas ago

Anitta perde 200 mil seguidores após anunciar clipe em homenagem ao candomblé

Nesta última segunda-feira (13), Anitta, uma das maiores estrelas do pop brasileiro, perdeu cerca de…

10 horas ago

Segredos que você não deve contar A NINGUÉM sobre sua vida pessoal

Todos nós temos a tendência de compartilhar demais sobre nossas vidas pessoais, mas às vezes…

1 dia ago

Despois de orar por “cura gay” cantora cria Igreja Lesbiteriana: ‘Um chamado’

A cantora e compositora, Bia Ferreira, de 31 anos, tem uma grande jornada de autodescoberta…

1 dia ago