
Um surto de um vírus mortal tem colocado vários países asiáticos em alerta máximo, levando vários aeroportos a restabelecerem protocolos de triagem de saúde semelhantes aos da pandemia de COVID-19.
O alerta foi dado pela primeira vez no início de janeiro, após a confirmação de que cinco pessoas em Bengala Ocidental, na Índia, haviam contraído a doença, causada pelo vírus Nipah.
Entretanto, as autoridades de saúde em todo o mundo estão em estado de emergência devido à alta taxa de mortalidade de 40 a 75% do vírus e à falta de tratamento disponível -no qual, atualmente, a infecção é incurável.
Em declarações ao The Telegraph, Narayan Swaroop Nigam, secretário principal do Departamento de Saúde e Bem-Estar Familiar, afirmou: “Duas enfermeiras de um hospital privado estão infectadas com o vírus Nipah, e uma delas encontra-se em estado crítico.”
As duas enfermeiras em questão estavam de plantão juntas no hospital entre 28 e 30 de dezembro. Pouco depois, ambas começaram a apresentar sintomas mais graves e foram internadas na unidade de terapia intensiva em 4 de janeiro.
Segundo o jornal The Independent, cerca de 100 pessoas estavam em quarentena em 26 de janeiro.
Com cinco casos agora confirmados, Tailândia, Nepal e Taiwan aumentaram suas medidas de precaução nos aeroportos, semelhantes às medidas adotadas durante a pandemia de COVID-19 .
Isso inclui aferição de temperatura, uso de máscara e manutenção de uma distância segura para tentar evitar a propagação da doença.
Mas quais são os sintomas do vírus Nipah?
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), pacientes infectados com o vírus Nipah geralmente desenvolvem uma doença súbita semelhante à gripe, caracterizada por febre, dor de cabeça, dores musculares e fadiga.
Em alguns casos, podem ocorrer sintomas respiratórios como tosse, falta de ar ou pneumonia.
A complicação mais grave do vírus Nipah, e muitas vezes o que o torna tão mortal, é uma complicação neurológica chamada encefalite, que é uma inflamação do cérebro. Ela acontece quando o cérebro fica inchado e irritado, geralmente por causa de uma infecção ou de uma reação do sistema imunológico.
Isso pode desencadear inúmeros sintomas neurológicos, incluindo confusão, alteração do nível de consciência, convulsões ou até mesmo coma.
O período de incubação entre a infecção e o aparecimento dos sintomas geralmente varia de quatro a 21 dias, mas os sintomas neurológicos normalmente surgem vários dias ou semanas após o início da doença.
O que é exatamente o vírus Nipah?
O vírus Nipah é um vírus zoonótico, o que significa que ele passa de animais (especificamente morcegos frugívoros e porcos) para humanos. A transmissão também pode ocorrer por meio de alimentos contaminados ou contato direto entre pessoas.
Ao contrário do coronavírus, que teve uma taxa de mortalidade global de cerca de 3,4%, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a taxa de letalidade do vírus Nipah esteja entre 40% e 75%, tornando-o uma infecção extremamente perigosa para aqueles que a contraem.
Não existem atualmente vacinas ou medicamentos específicos aprovados para tratar a infecção pelo vírus Nipah em humanos ou animais.
Imagem de Capa: Canva

