
De acordo com especialistas, um acidente vascular cerebral (AVC) ocorre quando o suprimento de sangue para uma parte do cérebro é interrompido repentinamente. Com isso, podem ser comprometidos os movimentos, a fala ou o raciocínio da pessoa afetada pela condição – e a recuperação geralmente leva tempo.
O impacto varia de acordo com sua localização no cérebro e a extensão da área afetada, explica a Stroke Association. Desta forma, o AVC é uma emergência médica grave que requer atendimento hospitalar imediato, pois pode ser fatal.
No entanto, quase 80% dos AVCs são evitáveis, segundo pesquisas, e embora existam fatores de risco que não podem ser alterados, como etnia, fatores genéticos (como histórico familiar de certas doenças ou condições que aumentam o risco de AVC), sexo ou idade avançada, a prevenção, pelo menos em certa medida, é possível.
Assim, especialistas alertam 3 hábitos que você deve evitar após as refeições e 4 antes de dormir.
Após as refeições, o corpo equilibra os níveis de insulina e glicose e, antes de dormir, entra em modo de reparação, reduzindo a pressão arterial e preparando-se para o dia seguinte.
Portanto, comer e beliscar tarde da noite, consumir álcool ou dormir mal podem perturbar esse processo e aumentar o risco de problemas cardíacos e AVC. Aqui estão algumas dicas para ajudar a prevenir esses problemas.
Não tire sonecas nem se deite logo após comer.
A maioria das pessoas sente vontade de tirar uma soneca ou deitar-se após uma refeição, e embora seja agradável, deitar-se logo em seguida de comer pode causar refluxo ácido e perturbar o sono. Em vez disso, tente permanecer em pé ou sentado por cerca de duas horas e evite comer pouco antes de dormir.
Em vez disso, dê um pequeno passeio.
Um estudo publicado na revista Scientific Reports descobriu que uma caminhada de 10 minutos após as refeições pode reduzir significativamente os picos de açúcar no sangue em comparação com ficar sentado ou tirar uma soneca.
Caminhar regularmente também contribui para a manutenção de um peso saudável, níveis adequados de colesterol e pressão arterial — fatores essenciais para reduzir o risco de AVC e aumentar a energia após as refeições.
Não tome banho imediatamente após comer.
Após uma refeição, o sangue flui para o estômago para processar os alimentos, e se você tomar banho imediatamente após comer, o sangue é desviado para a pele, o que enfraquece a digestão e sobrecarrega o sistema cardiovascular. Em casos graves, esse desequilíbrio pode causar tontura, acidente vascular cerebral (AVC) ou até insuficiência cardíaca.
Evite consumir álcool antes de dormir.
Um copo de vinho pode parecer inofensivo, mas beber antes de dormir pode aumentar a pressão arterial noturna e perturbar o sono. Estudos mostram que quem bebe muito tem pressão arterial mais alta e maior risco de hipertensão, arritmia e acidente vascular cerebral.
Não jante tarde
À noite, o corpo naturalmente começa a relaxar, e comer tarde força a digestão e a insulina a continuarem trabalhando. Isso pode elevar o nível de açúcar no sangue, causar refluxo e dificultar o sono.
Certifique-se de fazer sua última refeição duas a três horas antes de dormir para ter um sono melhor e um metabolismo mais eficiente. Se precisar comer tarde, escolha algo leve para que seus órgãos não precisem trabalhar em excesso.
Limite ou elimine a cafeína antes de dormir.
A cafeína pode prejudicar uma boa noite de sono, mesmo que você a consuma seis horas antes de dormir. Tente evitar o consumo no final da tarde para dormir melhor e diminuir o risco de doenças cardíacas e AVC.
A importância de manter uma rotina regular na hora de dormir.
Segundo pesquisas, padrões de sono irregulares podem aumentar o risco de problemas cardíacos, mesmo que você durma o suficiente no total. Tente dormir de 7 a 9 horas por noite e mantenha um horário regular para ir para a cama e acordar.
Se sua rotina permitir, crie sua própria rotina relaxante, como tomar banho ou ler, para sinalizar ao seu cérebro que é hora de descansar. Se você costuma ir para a cama tarde, comece a adiantar seu horário de dormir em 15 minutos a cada noite.
Imagem de Capa: Canva

