Especialistas afirma que banhos diários não são necessários e não trazem benefícios comprovados para a saúde

Em um mundo onde banhos diários se tornaram uma prática comum de higiene pessoal, alguns especialistas estão desafiando essa prática comum. Dessa forma, eles argumentam que banhos diários não trazem benefícios reais para a saúde e podem até danificar as defesas naturais da pele.

À medida que figuras públicas como Jake Gyllenhaal e Mila Kunis revelam que não tomam banho diariamente, a questão de saber se os banhos diários são realmente necessários ganha força.

O impacto ambiental

O ativista ambiental Donnachadh McCarthy afirma que toma banho apenas uma vez por mês. Essa escolha veio a partir de seu tempo com o povo indígena Yanomami na Amazônia.

De acordo com McCarthy, o banho diário é um hábito socialmente aceito impulsionado pelo medo de ser rotulado como sujo. Para manter a higiene básica, McCarthy optou por lavar-se na pia com um pano nos outros dias.

Desse modo, especialistas médicos afirmam que banhos excessivos são prejudiciais para a saúde da pele. Portanto, banhos diários podem remover o microbioma da pele, que é essencial para protegê-la e que desempenha um papel na saúde geral do corpo.

O químico David Whitlock, um defensor notável da preservação da barreira natural da pele, evitou tomar banho por mais de uma década, preferindo usar um spray contendo bactérias benéficas.

Encontrando o equilíbrio certo

Embora os especialistas geralmente concordam que banhos diários não são essenciais, eles alertam contra uma abordagem única para todos em relação à higiene. Portanto, aconselham que a frequência ideal de banho depende de fatores individuais como tipo de pele, tipo de cabelo, produção de suor e nível de atividade.

Dessa maneira, aqueles com pele mais seca ou condições como eczema devem limitar os banhos para evitar danificar o microbioma da pele.

Para aqueles que sentem a necessidade de tomar banho diariamente, especialistas sugerem concentrar-se em áreas com maior acúmulo de suor e evitar exposição prolongada à água quente.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!