
É totalmente compreensível que pais sejam muito cautelosos ao compartilhar fotos de seus filhos nas redes sociais. Enquanto alguns evitam completamente ou compartilham apenas de forma privada, outros tomam medidas – muito usadas inclusive por celebridades – para ocultar a identidade da criança.
Ver essa foto no Instagram
Entretanto, publicar fotos e vídeos online de crianças pode ser arriscado, especialmente agora que a IA consegue manipular imagens com facilidade. Isso inclui casos extremamente perturbadores de pessoas usando a tecnologia para despir digitalmente imagens de mulheres sem o consentimento delas.
Desta forma, usar um emoji para ocultar o rosto de uma criança agora é motivo de alerta para uma especialista em segurança online. Lisa Ventura, uma premiada especialista em cibersegurança, disse ao The Independent que ocultar a identidade de alguém dessa forma é funcionalmente inútil.
“Preciso ser brutalmente honesta aqui: colocar um emoji sobre o rosto de uma criança praticamente não oferece nenhuma proteção real à privacidade”, disse ela. “Essa abordagem é mais uma encenação de segurança do que segurança de fato.”
Ventura explicou: “A maioria dos pais não publica apenas uma foto cuidadosamente protegida com emojis. Eles compartilham várias imagens ao longo do tempo, e os dados combinados de todas essas publicações criam uma preocupação com a privacidade muito maior do que qualquer imagem individual.”
Ela disse que, mesmo com o rosto da criança oculto, os pais ainda compartilham uma enorme quantidade de informações identificáveis, sendo que algo tão simples quanto um uniforme escolar facilita a descoberta de informações sobre eles, contribuindo para a formação de um perfil.
“Cada foto que você envia treina algoritmos de reconhecimento facial e cria perfis publicitários”, continuou ela.
E embora a principal preocupação possa ser que alguém consiga “remover” o emoji da foto, Ventura afirma que isso não é possível, acrescentando: “Há muito alarmismo sobre a IA ser capaz de reconstruir magicamente rostos a partir de fotos cobertas de emojis.”
O mais provável é que o emoji se torne parte da foto, de forma que ninguém consiga ver o que está “atrás” dele.
O que você pode fazer para proteger a privacidade online de seus filhos
A dura realidade é que a única maneira de garantir isso é não compartilhar nenhuma imagem de seus filhos em nenhuma plataforma online, ou pelo menos considerar o que você se sentiria confortável em compartilhar na internet.
“Se você não entregaria uma cópia física dessa foto a um completo estranho na rua, não a publique online”, disse ela. “Porque é essencialmente isso que você está fazendo, só que esse estranho pode guardá-la para sempre ou, pior, usá-la de maneiras não autorizadas que você não pretendia.”
Ela também observou que as pegadas digitais são difíceis de apagar e que as crianças muitas vezes não consentem que suas imagens sejam compartilhadas por seus pais, acrescentando: “As crianças merecem ter esse direito protegido até que sejam suficientemente maduras para tomar decisões informadas sobre sua própria pegada digital.”
“Pode significar perder algumas curtidas e comentários, mas proteger a autonomia futura de nossos filhos pode valer a pena esse sacrifício.”, finalizou a especialista.
Imagem de Capa: Kourtney Kardashian Barker

