A ecoterapia, ou terapia verde, é a cura através da interação saudável com a natureza. É usada para descrever o vasto número de terapias que incluem a natureza e a sua relação com o ser humano como motor principal da cura. É um método cada vez mais usado de terapia psicológica, sugerido por psiquiatras e psicólogos que “receitam” a ida ao parque como parte do processo de tratamento do cliente.

Em que consiste?

De uma forma básica, a ecoterapia consiste em passar tempo na natureza e interagir com ela. Durante este tempo podem desenvolver-se atividades físicas ou atividades de meditação, mas o mais importante é estar na natureza, reconectar com a terra e colher daí toda a paz e tranquilidade que esta nos pode oferecer.
Pode tomar várias formas, desde simplesmente visitar um parque e passar 30 minutos a absorver a natureza, a fazer caminhadas ou participar em retiros.

Quais os benefícios da ecoterapia?

Os benefícios desta terapia são imensos. Alguns destes incluem:

· A cura da fadiga
· A redução do stress
· O controlo de doenças como a ansiedade
· O aumento da auto-estima
· A melhoria do humor e estado de espírito
· Melhorias a nível físico devido a uma melhoria geral do estado de saúde

Para além disto a ecoterapia promove também a diminuição do ego e reconexão com a natureza e o “todo”, promovendo assim a qualidade de vida. Através de uma mudança de perspetiva podemos diminuir o stress proveniente de pressões sociais. Ao reencontrar a ligação com a natureza externa, reencontramos também a natureza interna que havíamos perdido.

Se se sente cansado, frustrado ou stressado, a ecoterapia e o regresso à natureza podem ser a solução para tratar estes problemas.

Se está interessado em saber mais sobre ecoterapia ou gostaria de participar num retiro espiritual de contacto com a natureza, contacte o Lado Violeta e participe no “Retiro Regresso ao teu Ancestral”, a realizar nos dias 17, 18 e 19 de Maio de 2019. Para mais informações pode ligar para 926 822 307.

Por: Lado Violeta

VEJA TAMBÉM




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!