Uma boa noite de descanso é muito importante para a sua saúde e energia. Em uma boa noite, passamos muitas horas deixando nosso corpo se recuperar do estresse do dia.

Mas a posição em que você dorme pode ajudar ou atrapalhar o funcionamento do seu corpo enquanto você descansa. O alinhamento de seus órgãos internos pode ser uma das razões pelas quais dormir do lado esquerdo é melhor para você.

Embora alguns de nossos órgãos venham em pares espelhados, como nossos pulmões e rins, a maioria dos órgãos do nosso corpo é diferente em cada lado. Por exemplo, a maior parte de nosso estômago e baço fica no lado esquerdo e a maior parte de nosso fígado e nossa vesícula biliar estão no lado direito.

Às vezes temos problemas de saúde que afetam apenas um lado do nosso corpo e não o outro. Você pode notar que seu olho esquerdo estava tremendo, mas não o direito. Talvez você experimente uma cãibra repentina no seu lado direito, não no outro. Consulte sempre o seu médico se tiver sintomas específicos de um lado do corpo ou do outro.

É por isso que você deve dormir do lado esquerdo

Existem várias razões pelas quais você deve dormir do lado esquerdo. O terapeuta ayurvédico certificado Dr. John Drouillard diz que a postura de dormir do lado esquerdo tem os seguintes benefícios para o nosso bem-estar:

  • Facilita a drenagem linfática
  • O coração bombeia para baixo
  • Melhor eliminação de intestinos
  • Apoia a função saudável do baço
  • Favorece a digestão adequada
  • Ajuda a circulação de volta ao coração
  • Ajuda a bile a fluir livremente

O ducto linfático, onde o fluido linfático drena, está localizado no lado esquerdo do corpo. Deitar dessa maneira enquanto você dorme permite que a gravidade ajude o fluido a drenar para onde deve ir. Depois que o fluido linfático é purificado, ele drena para o lado esquerdo do coração.

Quando você dorme deste lado, o sangue da maior artéria do coração desce para o abdômen. Mais uma vez, a gravidade está ajudando o coração a trabalhar com mais eficiência nessa posição.

Outra razão pela qual o Dr. Drouillard diz que você deve dormir assim é para facilitar o funcionamento do intestino. O intestino grosso despeja resíduos no cólon descendente do lado esquerdo. Mais uma vez, ajudar nesse processo é outra razão pela qual você deve dormir assim.

O baço do lado esquerdo do nosso corpo filtra o sangue, então dormir nessa posição ajuda o sangue a fluir para o baço com mais facilidade.

Deitar-se à sua esquerda permite que o fígado e a vesícula biliar no lado direito do corpo segreguem a bile, que então é auxiliada pela gravidade a fluir para o estômago e o pâncreas no lado esquerdo.

Dormir assim é tão benéfico para a digestão que Dr. Drouillard recomenda deitar-se sobre o lado esquerdo para um breve cochilo após uma grande refeição. Ele diz que isso ajudará a dar energia após a refeição, em vez de deixá-lo sonolento.

Pode haver uma boa razão para que as mulheres grávidas durmam dessa maneira. Especialmente no final da gestação, dormir do lado esquerdo é mais benéfico devido ao efeito de redução da pressão arterial que esta posição de sono proporciona ao coração.

Dormir de lado pode ser benéfico em vez de dormir de costas para evitar o ronco. Para quem tem apneia do sono, dormir de lado é uma ferramenta preventiva.

Embora você possa começar a dormir do lado esquerdo, muito poucas pessoas acordam exatamente na mesma postura em que foram dormir. Se durante o sono você ocasionalmente acorda o suficiente para perceber em que posição está, tente retomar o sono do lado esquerdo para continuar a ter os benefícios para a saúde que o sono do lado esquerdo lhe dá.

Por que o certo é certo (para alguns)

Certas condições de saúde podem se beneficiar de dormir no lado direito, em vez do lado esquerdo. Por exemplo, pacientes com Insuficiência Cardíaca Congestiva devem dormir do lado direito como uma forma de se proteger do desconforto associado ao batimento cardíaco aumentado.

Da mesma forma, pacientes com doença arterial coronariana devem dormir sobre o lado direito porque isso aumenta o intervalo entre os batimentos cardíacos.

Dormir do lado direito também pode ser errado para quem sofre de DRGE (Doença do Refluxo Gastroesofágico). Quem sofre de DRGE e dorme sobre o lado direito apresenta um aumento nos sintomas e pode perder o sono devido ao desconforto.

Por Power of Positivity

Traduzido e Adaptado por Equipe Sábias Palavras

Imagem de Capa: LIGHTFIELD STUDIOS no Adobe Stock

VEJA TAMBÉM






Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!

48 COMENTÁRIOS

Comments are closed.