Deus usa os momentos de dificuldade, espera e ansiedade para nos lapidar

A Bíblia é clara ao dizer que nós somos barro e Deus o oleiro. A Bíblia não diz o contrário. Deus é o oleiro e não nós. Deus é quem tem poder de nos moldar de acordo com a sua vontade. Porém, infelizmente o que acontece é que nós, simples mortais, tentamos assumir o papel de Deus e tentamos moldar a nossa vida de acordo com a nossa vontade. Falamos tanto de fazer a vontade do Senhor, porém quando a vontade de Deus é diferente da nossa, tentamos “convencer” nós mesmos que a gente sabe o que é melhor para nós. Tentamos “negociar” com Deus pois achamos que sabemos de alguma coisa. Coitado de nós. Somos nada. Somos pó. Do pó viemos e ao pó voltaremos.

É muito fácil fazer a vontade de Deus quando a vontade dele é exatamente igual a nossa. É muito fácil fazer a vontade do Senhor quando o tempo dele é igual ao nosso. Porém, não é isso que Deus quer de nós. Ele quer que confiemos no seu poder e na sua misericórdia. Deus quer que confiemos quando a resposta para aquela oração demora para vir ou então quando o seu pedido não é atendido como você esperava. Deus pode responder sim, não ou espera. E são nos momentos do “não” e “espera” que Deus quer ver se realmente confiamos nele.

É quando as dificuldades veem que temos que confiar em Deus.

Mas confiar de verdade. Quando encontramos montanhas para transpor ou um deserto para atravessar é o momento que devemos confiar em Deus incondicionalmente. Quando o namoro termina, ou quando tira aquela nota vermelha na faculdade, ou então quando fica desempregado. São nesses momentos de grande dificuldade que Deus quer que mostremos que realmente temos fé e que confiamos nele independentemente do que esteja acontecendo em nossas vidas.

Deus nos prometeu muitas bênçãos. Ele nos ama infinitamente e fica muito feliz quando seus filhos prosperam. Deus tem planos para a sua vida e para a minha. E esses planos são muito maiores e melhores que os nossos planos. As vezes não entendemos porque Deus demora tanto pra atender a nossa oração ou então porque temos que passar por tantas dificuldades. Mas Deus nunca disse que não passaríamos por tribulações nesse mundo. Em João 16.33 Cristo fala: “ Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. Que promessa linda! Mesmo passando por muitas aflições neste mundo, Cristo nos dá a sua paz e nos pede para ficarmos calmos e tranquilos porque Ele já venceu este mundo lá na cruz.

Ver também: Deus sempre ouve as nossas orações. Nós é que, as vezes não damos ouvidos a ele!

Na verdade, deveríamos dar graças e louvar a Deus pelos momentos de dificuldades e provações. Temos que dar louvores ao nosso grande Deus por termos que esperar pela resposta de uma oração pois são nesses momentos que o poder de Cristo se mostra em nós. Paulo passou por muitas aflições e foi nestes momentos que ele se apegou ao Pai e se tornou mais forte em Cristo. Em 2 Coríntios 12:10, Paulo afirma: “…pois quando estou fraco então sou forte”. Paulo aprendeu a ter paz e confiar em Deus em TODOS os momentos, eram eles bons ou ruins. E foi durante estes momentos de angústia e aflição que Paulo deixou o Espírito Santo moldar a sua vida e coração.

Somos um diamante bruto e Cristo usa os momentos de dificuldade, espera e ansiedade para nos lapidar.

E quando tudo passa, nos sentimos mais próximos de Deus e mais fortes. Somos com certeza pessoas melhores, mais pacientes e com uma fé mais desenvolvida. Porém só conseguimos alcançar santidade se deixarmos o oleiro nos moldar de acordo com a sua vontade.

Não se preocupe. Aquela sua oração vai ser atendida. Aquele momento de dificuldade vai passar. Aquela aflição em seu coração será acalmada. Muitas bênçãos serão derramadas na sua vida, mas vai ser como Deus quiser e no momento que Ele quiser. Deus é onisciente e sabe todas as coisas. Ele conhece o seu passado, presente e futuro. Deus é o único que realmente sabe o que é melhor para você. Quem somos nós para questionar a vontade de Deus? Ele é Deus e nós somos criaturas. Se entregue nas mãos do oleiro para ser quebrado e refeito. Deixe Deus restaurar a sua vida. O amor de Deus é muito maior do que qualquer luta que nós enfrentamos. Confie em Deus e deixe Ele fazer um vaso novo da sua vida.

Por: Danielle Luppi





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!