Dermatologistas explicam a causa do fungo nas unhas – e como tratar

Você mesmo ou alguém que você conhece luta contra fungos nas unhas? Esse é um problema comum que pode acontecer a qualquer pessoa, mas alguns – azarados – correm um risco maior do que outros. Todo mundo pensa que é somente umidade, mas você sabia que idade, saúde e estilo de vida podem afetar o desenvolvimento dessas unhas amareladas e desagradáveis?

O que causa o fungo nas unhas?

Muitas coisas podem causar fungos nas unhas, mas tudo começa com esse seres microscópicos penetrando nas suas unhas e se multiplicam. Geralmente, uma condição como micose ou pé de atleta é um tipo comum para causar fungos nas unhas.

Ainda assim, o contato pele a pele com outros contaminantes ou alguém infectado pode causar esse problema desagradável. Locais como vestiários, saunas ou decks encharcados de piscina também estão carregados de fungos; eles adoram morar em áreas úmidas.

Você pode pegar essa infecção com um cortador de unhas ou até mesmo com uma toalha de banho em casa. Outra coisa chocante é que você pode desenvolver esse fungo mesmo que não tenha sido exposto. Os pés de alguém que usa meias e sapatos ficam regularmente sujeitos à umidade do suor e é fácil para os fungos se desenvolverem nesse ambiente.

Como o fungo salta da pele para a unha? Aqui estão algumas maneiras a serem consideradas:

  • Cortes ou lesões ao redor das unhas
  • Rachaduras na unha
  • Espaço ou separação entre o dedo do pé e a unha

Debaixo da unha é um local agradável e quente, por isso, a infecção pode estabelecer residência ali, pois é o terreno fértil perfeito para viver e prosperar. Depois de crescer aqui, ele se moverá e se espalhará para outras áreas do corpo.

Quando a infecção começa, é mais fácil de detectar porque fica perto da superfície da unha. No entanto, à medida que os fungos se espalham, tudo se torna muito mais complicado.

Quem pega fungo nas unhas?

Qualquer pessoa pode desenvolver fungos nas unhas, mas algumas pessoas apresentam maior risco de infecção. Conforme você envelhece, as chances de desenvolver essa infecção aumentam. As crianças são as pessoas menos comuns a desenvolver essa condição, especialmente antes dos seis anos.

Pessoas que vivem em climas quentes e úmidos têm um risco aumentado de infecção devido ao ambiente em que vivem. Sua situação médica também desempenha um papel importante na possibilidade de esse fungo se desenvolver em seu corpo. Aqueles que têm as seguintes condições são mais suscetíveis:

  • Diabetes tipo 2
  • Problemas de circulação
  • Psoríase
  • HIV – Síndrome da Imunodeficiência Humana
  • Transplantado de órgãos
  • Unha constantemente machucada
  • Pé de atleta
  • Câncer
  • Aqueles que suam muito
  • Aqueles que frequentam academias, spas ou piscinas

Sintomas de fungo nas unhas

O sinal mais comum de fungo nas unhas é uma superfície espessada, mas aqui estão alguns outros sintomas nas unhas:

  • Descoloração amarelada ou marrom
  • Unhas quebradiças
  • Cheiro ruim
  • Distorção de forma
  • Detritos se acumulando abaixo delas
  • Coloração escura
  • Impossível cortar com tesoura porque é muito grossa

Fungos nas unhas são bastante comuns. Muitas vezes começa como uma mancha branca sob a unha, o que é mais um incômodo do que qualquer outra coisa. No entanto, à medida que a infecção cresce e penetra, ela muda de cor, fica mais espessa e se desintegra. O que começou como um fungo afetando uma unha pode se espalhar rapidamente para outros dedos dos pés ou unhas.

Algumas condições leves que são problemáticas podem não exigir tratamento. No entanto, você pode tentar opções caseiras quando a unha ficar grossa, mudar de cor ou cheirar mal. Lembre-se de que mesmo que seus esforços sejam bem-sucedidos, o fungo pode retornar.

O mesmo fungo que fica entre os dedos dos pés e causa o pé de atleta é chamado de tinea pedis, e não é o mesmo que onicomicose ou fungos nas unhas, mas ter essa infecção entre os dedos dos pés pode, sem dúvida, se espalhar para as unhas se houver uma abertura que permita.

Dificuldades com infecções nas unhas

Embora muitos casos de fungos sejam leves, alguns se tornam complicados. Quando os problemas são graves, as toxinas podem causar danos permanentes à unha e você pode perdê-la. O objetivo é evitar que a infecção se espalhe para outras áreas do corpo além dos pés.

Pessoas com sistema imunológico comprometido ou diabetes tipo 2 devem ter um cuidado maior, pois pode ser perigoso se a infecção ficar fora de controle.

Prevenção de infecções nas unhas dos pés

A prevenção é a chave para manter o fungo nas unhas sob controle. Você pode reduzir o risco de desenvolver tal condição fazendo o seguinte.

  • Lave os pés todos os dias. Esfregue-os várias vezes se forem propensos a suor excessivo.
  • Use sapatos que permitam que seus pés respirem para que não haja acúmulo de umidade dentro do calçado.
  • Sempre use sapatos em vestiários, decks de piscinas e saunas.
  • Evite usar unhas artificiais e ir a salões públicos para tais tratamentos.
  • Não guarde e use sapatos velhos que cheiram mal e que faltam palmilhas.
  • Apare as unhas em linha reta e nunca corte em curva.
  • Lime todas as áreas espessadas das unhas antes que se tornem incontroláveis.
  • Sempre limpe todas as unhas dos pés e dos cortadores de unhas com água e sabão após cada uso.

Remédios caseiros e tratamentos para fungos nas unhas

Nem todo caso de fungo exige uma visita ao médico. Você pode fazer vários tratamentos em casa para lidar com a situação. Aqui estão os tratamentos mais comuns – pelo menos vale a pena tentar.

1. Óleo da árvore do chá

Certifique-se de usar um óleo de tea tree 100% puro e essencial. Esfregue a unha diretamente com o óleo e deixe secar antes de calçar meias ou sapatos. Repita frequentemente, pois este óleo é conhecido por suas propriedades antifúngicas e antibacterianas.

2. Extrato de folha de oliveira

Aplique o extrato de folha de oliveira diretamente na unha, permitindo que ela faça sua mágica. Tem uma propriedade chamada oleuropeína que pode ajudá-lo a eliminar as toxinas desagradáveis.

3. Listerine

Você sabia que Listerine foi criado em 1800 para manter as cirurgias limpas? Foi inventado pelo Dr. Joseph Lawrence, que queria ajudar a controlar germes durante procedimentos cirúrgicos em sua clínica.

Depois de algumas tentativas e erros, eles descobriram que também faria maravilhas para as bactérias da boca. No entanto, você precisava de uma receita para obtê-lo. Hoje, você não precisa de receita médica para esse tônico, e mergulhar os pés neste líquido potente é exatamente o que você precisa para se livrar do fungo desagradável. Apenas dilua em água e deixe os pés de molho por até quinze minutos.

4. Vick VapoRub

Basta esfregar um pouco de Vicks VapoRub nas unhas afetadas e observar como funciona. Acontece que este produto contém cânfora e óleo de eucalipto, que é conhecido por ter um efeito positivo sobre fungos nas unhas.

5. Extrato de raiz de cobra

Se você tiver uma infecção persistente, experimente um extrato de raiz de cobra. É uma planta parente do girassol e é conhecida por suas propriedades antibacterianas. Se você tentou alguns dos outros métodos comumente encontrados e eles não ajudaram, você pode solicitar um pouco deste extrato para experimentar.

6. Vinagre

Você pode usar vinagre para cozinhar e limpar a casa, mas sabia que ele funciona muito bem para remover fungos? Pegue uma banheira e coloque um terço de vinagre em dois terços de água. Água morna é aconselhável, pois ajuda a abrir os poros e permite a penetração da mistura. Mergulhe por cerca de vinte minutos todos os dias até notar uma melhora.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!