
Abrir uma lata gelada de refrigerante em um dia quente pode parecer irresistível, mas um novo estudo mostra que esse hábito tem um preço alto para a saúde.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, beber uma lata de refrigerante pode reduzir sua expectativa de vida saudável em até 12 minutos.
O que é o Índice Nutricional de Saúde?
O estudo foi conduzido por Katerina Stylianou e Olivier Jolliet, que criaram o chamado Health Nutritional Index (Índice Nutricional de Saúde). Essa ferramenta calcula quantos minutos de vida saudável podem ser ganhos ou perdidos a cada porção de alimento consumida.
Para isso, os cientistas analisaram dados do Global Burden of Disease, que avalia os riscos e benefícios de hábitos alimentares, comportamentais e ambientais.
Alimentos que prolongam a vida
Nem tudo são más notícias. De acordo com o índice, alguns alimentos podem aumentar a expectativa de vida saudável. Uma porção de 30 gramas de nozes e sementes pode acrescentar cerca de 25 minutos extras de vida.
Leguminosas, frutas, vegetais, grãos integrais e peixes também se mostraram aliados importantes da longevidade.
O lado negativo: refrigerantes e processados
Por outro lado, bebidas açucaradas como refrigerantes entram na lista dos maiores vilões.
Além da redução de 12 minutos de vida saudável por lata, o estudo aponta que alimentos ultraprocessados e carnes processadas, como salsichas e hot dogs, podem ser ainda piores: apenas um cachorro-quente pode custar até 36 minutos de vida saudável.
Contudo, os pesquisadores revelam que não é necessário mudar toda a sua alimentação de uma vez. Ao substituir pelo menos 10% das calorias diárias de carnes vermelhas e processadas por alimentos mais nutritivos, como frutas, vegetais, nozes e grãos, já pode acrescentar em média 48 minutos de vida saudável por dia.
Pequenas substituições alimentares não só ajudam a viver mais, como também melhoram a qualidade de vida e reduzem riscos de doenças crônicas.
Imagem de Capa: Canva