Conheça as 7 etapas do relacionamento com um narcisista

Ter um relacionamento com uma pessoa que tem traços narcisistas pode ser desafiador e emocionalmente desgastante – se não, destruidor. No entanto, existem etapas de comportamento do narcisista ao longo da relação.

Aqui estão os 7 estágios principais do relacionamento com um narcisista:

1. A atração inicial.

Embora os narcisistas não tenham intenção de desenvolver sentimentos, eles estão plenamente conscientes da forma como o seu magnetismo atrai os outros. No início, a relação pode parecer estar indo bem, à medida que os narcisistas conseguem enganar, dizendo que seu amor é mútuo.

Acreditando que seus sentimentos são verdadeiros, você sente que finalmente conheceu o amor de sua vida, quando na realidade está caindo em uma armadilha emocional.

2. Conquista do controle.

Uma característica comum das pessoas com personalidades narcisistas é que elas sempre querem estar no controle. É por isso que, no momento em que sentem que sua vítima caiu na armadilha, eles começam a usar diferentes táticas para enfraquecer suas mentes.

Embora um narcisista nunca ataque abertamente, ele tentará todos os truques de manipulação que conhece para irritá-lo e obter controle sobre suas emoções.

Caso seus jogos mentais desagradáveis funcionem, você gradualmente começará a acreditar que não é capaz de encontrar um parceiro melhor e que merece o tratamento que recebe. Isso dará ao narcisista luz verde para se tornar o seu único centro do mundo. E você sempre fará o que for preciso para deixá-lo feliz, mesmo que isso signifique que tenha que se sacrificar.

Por estarem muito apegados emocionalmente, vocês acreditarão em cada mentira que ouvirem, e o narcisista conseguirá facilmente o que deseja.

3. O relacionamento passa a ser todo narcisista.

Nesta etapa, vocês começam a sentir que seu relacionamento não é nada como imaginavam. Em vez de compartilharem os mesmos sentimentos, sentirão que precisam lutar pelo carinho do narcisista. E não importa o que façam, nunca será bom o suficiente.

Então vão se esforçar cada vez mais, mas toda essa devoção só está tornando o narcisista mais poderoso. Enquanto você continua a dar o seu melhor para agradar, ficará mais cego para o abuso mental que está sofrendo.

4. O primeiro ponto de ruptura.

Eventualmente, nesse momento você abrirá os olhos e enfrentará a horrível verdade. Embora acreditasse que o narcisista estava se apaixonando, estava apenas caindo na armadilha perversa de alguém. É quando o seu coração se partirá em um milhão de pedaços. Mas essa dor só os ajudará a compreender que já é hora de se defender e se recusar a ser tratado tão mal.

No entanto, no momento em que você tentar explicar como realmente se sente, o narcisista será rápido em negar cada palavra. Alegando que querem salvar o relacionamento, encontrarão uma explicação para cada acusação. Não será nada além de uma tentativa de recuperar o controle sobre a mente do parceiro.

5. A transferência de culpa.

Ao tentarem limpar seu nome com mentiras e desculpas, os narcisistas geralmente tentam se vitimizar culpando a outra pessoa por suas próprias ações. Não assumir responsabilidades e recusar-se a pedir desculpas por seus erros está em sua natureza.

Infelizmente, pode ser que você acredite em todas essas mentiras. Em vez de exigirem ser tratados como merecem, começarão a se sentir como se estivessem errados, mesmo que tenham sido seus sentimentos que foram feridos.

Logo depois, você cairá na mesma armadilha da qual quase se salvou. Mas desta vez será pior, pois o narcisista irá agora intensificar a manipulação para garantir que as suas vítimas nunca serão capazes de expor as suas verdadeiras intenções.

É aí que os narcisistas começam a usar as suas armas mais mortíferas – gaslighitng, utilização de bodes expiatórios e manipulação não apenas da sua mente, mas de toda a sua realidade.

6. A realização final.

Quando o narcisista decide que tem tudo sob controle, ele enfraquece involuntariamente seus jogos. Desconhecendo a verdadeira inteligência emocional do parceiro, eles acreditam que, depois de enganá-los, serão capazes de fazer isso repetidamente até conseguirem tudo o que desejam.

No entanto, eventualmente você percebe que merece ser amado, apreciado e valorizado. Começando a entender que estiveram sob uma influência extremamente tóxica que o levou a questionar seu próprio valor. Essa percepção o ajuda a ver as verdadeiras cores de seu parceiro narcisista.

7. A libertação.

Os narcisistas estão entre as pessoas neste mundo que não acreditam em mudanças. Eles estão convencidos de que são perfeitos do jeito que são, e todos os outros são obrigados a admirar sua grandeza. Assim, após o término de um relacionamento, esses seres egocêntricos continuarão com suas vidas como se nada tivesse acontecido. Eles nem se lembrarão da enorme quantidade de amor e cuidado que receberam incondicionalmente.

No entanto, você finalmente estará livre do abuso emocional e da dor insuportável pela qual foi submetido. Desta forma, você se tornará mais forte, mais sábio e mais cauteloso com as pessoas a quem dá amor.

Imagem de Capa: Reprodução YouTube





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!