Como faço para eliminar a umidade da casa? Saiba com essas dicas simples

Alguns sinais não erram: embaçamento nas janelas, cheiro de mofo, papel de parede ou pintura descascando, aparecimento de manchas amareladas ou até pretas nas paredes, são indicativos de que sua casa está com excesso de umidade.

Além do cheiro desagradável e danos materiais, a umidade pode causar problemas respiratórios e outros efeitos prejudiciais à saúde. Por isso é importante conhecer alguns truques para se livrar dela:

Ventile a casa diariamente

Mesmo que seja inverno e a temperatura externa esteja baixa, isso é uma coisa que você deve fazer. Para renovar o ar interior e retirar o excesso de humidade, é importante ventilar a sua casa entre cinco e dez minutos todos os dias. Caso toda a casa precise ser ventilada, priorize os ambientes mais úmidos, como o banheiro ou a cozinha.

Opte por janelas com vidros duplos

Se gotas de água se formam no interior das janelas causando embaçamento frequente, isso é um sinal claro de umidade. Com janelas equipadas com vidros duplos, evitam-se grandes oscilações de temperatura e limitam-se os problemas de condensação.

Verifique as juntas

Como o banheiro é conhecido por ser o cômodo mais úmido da casa, certifique-se de as juntas dos pisos do chuveiro e da pia estejam todos bem selados. Adicionar um pequeno aquecedor já pode ajudar a secar o ar.

Considere um desumidificador

Você pode manter um desumidificador no ambiente que possui umidade. Existem desde elétricos a caixas que absorvem a umidade e o mofo.

Além disso, certifique-se de que os móveis estejam a alguns centímetros de distância das paredes. Quando há umidade, o ar deve circular para evitar a formação de mofo.

Tenha plantas que absorvem umidade do ar

Algumas espécies de plantas de regiões tropicais podem desumidificar o ar. Elas retiram a água do ar para nutrição, reduzindo a umidade excessiva em sua casa. A samambaia, por exemplo, é mais adequada para essa função. Deve ser colocado em local claro, mas protegido da luz solar direta. Se a sua sala tiver pouca luz, um lírio da paz é igualmente eficaz.

 





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!