
O engenheiro turco Orkut Büyükkökten, criador da rede social Orkut em 2004, está desenvolvendo uma nova plataforma social com forte foco no público brasileiro.
O projeto, anunciado em eventos como o Rio Innovation Week, está sendo desenvolvido entre São Paulo e o Vale do Silício, visando oferecer uma experiência digital mais autoral, autêntica e livre da toxicidade dominante nas redes atuais.
A grande estrela do relançamento é o retorno das comunidades, consideradas o coração do Orkut original. A intenção é resgatar o ambiente de discussão com interesses em comum, mas com uma moderação aprimorada via IA para manter o respeito e combater conteúdos nocivos.
Além disso, planeja-se ter a opção de que usuários da versão do Orkut original poderão recuperar todas as suas fotos antigas, salvas na plataforma.
Nas comunidades terão:
• Moderadores e regras claras;
• IA atuando preventivamente;
• Estrutura moderna com interface atual e recursos antigos (depoimentos, scraps).
IA para Combater Toxicidade
Um dos pilares estratégicos é utilizar usar inteligência artificial e machine learning para identificar e moderar discursos de ódio, fake news e bullying antes que viralizem. Büyükkökten afirmou que plataformas atuais monetizam emoções negativas – a nova rede visa mudar isso, apostando em bem-estar social
Embora o público nostálgico (quem viveu os anos 2000 no Orkut) seja o gancho inicial, o projeto mira claramente a Geração Z, oferecendo um espaço leve, autêntico e menos focado em performatividade por curtidas e seguidores. Isso cria uma proposta competitiva frente ao Instagram, TikTok e X.
Colheita Feliz: O aplicativo queridinho estará de volta!
Um dos grandes destaques é a reinvenção da Colheita Feliz, o famoso simulador de fazenda no Orkut original, que fez sucesso no Brasil com mais de 22 milhões de usuários. A expectativa é que essa integração nostálgica atraia os antigos e novos usuários para uma experiência divertida e comunitária.
Ainda sem data de lançamento, o projeto busca talentos em tecnologia no Brasil e nos EUA. Nos próximos meses, espera-se anunciar um beta fechado ou versão inicial. Até lá, a expectativa é alta tanto por nostalgia quanto pela proposta inovadora.
Imagem de Capa: Canva/Orkut