Coletadoras de lixo compram bilhete juntas e ganham quase 6 milhões de reais na loteria

11 mulheres que trabalham em uma empresa de coleta de lixo decidiram juntar dinheiro para comprar um bilhete de loteria. E a sorte estava ao lado delas. E elas ficaram muito felizes ao descobrir que ganharam o jackpot de 100 milhões de rúpias (cerca de 5 milhões e 750 mil reais).

As mulheres fazem parte de um grupo que coleta lixo não biodegradável de residências na cidade de Parappanangadi, no distrito de Malappuram, no estado de Kerala, no sul da Índia. Geralmente, elas recebem cerca de 250 rúpias por dia (cerca de 15 reais) – de pagamentos mensais feitos pelas famílias – e, ocasionalmente, uma parte do dinheiro ganho pela empresa com a venda do lixo que coletam.

O dinheiro que elas recebem não é suficiente para pagar as contas. A maioria das mulheres pediu dinheiro emprestado para a educação de seus filhos e outras despesas. E por isso que juntaram forças para comprar um bilhete de loteria – e tentar a sorte.

A loteria é ilegal em muitos estados indianos, mas o próprio governo de Kerala administra um programa altamente popular – as loterias privadas são proibidas no estado.

Apesar de duas mulheres pagarem 12,5 rúpias cada uma pela sua parte do ingresso, enquanto as outras nove mulheres pagaram 25 rúpias cada, elas concordaram que receberiam uma parte igual se ganhassem alguma coisa. “Não esperávamos ganhar uma quantia tão grande de dinheiro!”, diz Kuttimalu, de 72 anos, ao BBC.

Cherumannil Baby, de 62 anos, diz que não consegue acreditar que o grupo tirou a sorte grande. “A sorte nunca esteve do meu lado”, diz ela. Sua casa foi arrastada pelas enchentes devastadoras que atingiram Kerala em 2018. Ela agora planeja construir uma casa e pagar suas dívidas.

Outras mulheres do grupo também têm histórias semelhantes para compartilhar. K Bindu, 50, perdeu o marido no ano passado devido a insuficiência renal. A família não tinha condições de pagar o transplante.

A Sra. Bindu quer gastar o dinheiro na educação de sua filha de 15 anos para que ela consiga um bom emprego.

Lakshmi, 49, diz que apenas na noite antes de ganhar na loteria, sua família estava preocupada com seu futuro. Seu marido, um trabalhador da construção civil, estava lutando para conseguir trabalho por causa das fortes chuvas no estado.

Leela, 56, estava preocupada sobre como pagaria pela cirurgia de sua filha. “Eu já havia pedido dinheiro emprestado para o casamento dela, fazendo um empréstimo contra minha casa”, diz ela.

Depois de pagar os impostos do governo, o grupo receberá 63 milhões de rúpias – aproximadamente 3 milhões e 700 mil reais. Baby e Kuttimalu dividirão sua parte de 6,3 milhões de rúpias igualmente entre elas, enquanto as outras receberão 6,3 milhões de rúpias cada – cerca de 370 mil reais.

Além de coletar lixo, as mulheres também ajudam a construir banheiros públicos e instalar instalações para descarte de lixo. Um dia após a vitória que mudou suas vidas, as 11 mulheres chegaram à agência como sempre para retomar o trabalho.

“Decidimos uma coisa”, diz Leela. “Não vamos deixar esse emprego porque foi esse coletivo que nos trouxe prosperidade.”

Imagem de Capa: BBC News India





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!