Cochilos curtos durante o dia podem manter o cérebro saudável à medida que envelhece, diz estudo

De acordo com pesquisadores, tirar uma soneca durante o dia pode ajudar a proteger a saúde do cérebro à medida que envelhece depois de descobrir que a prática parece estar associada a um maior volume cerebral.

Embora pesquisas anteriores tenham sugerido que longos cochilos podem ser um sintoma precoce da doença de Alzheimer, outros estudos revelaram que um breve cochilo pode melhorar a capacidade de aprendizado das pessoas, ajudando a proteger contra o encolhimento do cérebro.

Isso é interessante pois o encolhimento do cérebro é um processo que ocorre com a idade, onde em pessoas com problemas cognitivos e doenças neurodegenerativas ocorre de forma acelerada.

“De acordo com esses estudos, encontramos uma associação entre cochilos diurnos habituais e maior volume total do cérebro, o que pode sugerir que cochilar regularmente fornece alguma proteção contra a neurodegeneração ao compensar o sono ruim”, observam os pesquisadores.

Publicado na revista Sleep Health, os pesquisadores da UCL e da Universidade da República no Uruguai relatam que coletaram informações genéticas, de estilo de vida e saúde de 35.080 participantes com idades entre 40 e 69 anos para o estudo.

A equipe investigou o efeito do cochilo no cérebro, reduzindo o impacto dos fatores de estilo de vida que podem influenciar os hábitos de cochilo das pessoas e a saúde do cérebro, como fumar ou atividade física.

No geral, a equipe encontrou uma associação entre a predisposição genética para cochilos diurnos habituais e maior volume cerebral equivalente a 2,6 a 6,5 anos a menos de envelhecimento.

“Pode ser tirar uma soneca curta durante o dia… pode ajudar a preservar o volume cerebral e isso é uma coisa positiva, potencialmente, [para] a prevenção da demência”, disse Victoria Garfield, coautora do estudo, acrescentando que pesquisas anteriores sugeriram que uma duração de até 30 minutos causaria esse benefício.

“Este estudo é importante porque acrescenta aos dados que indicam que o sono é importante para a saúde do cérebro”, disse.

Imagem de Capa: Canva





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!