Cheirar o suor de outras pessoas pode ajudar a tratar a ansiedade, sugere estudo.

Um estudo recente realizado por pesquisadores da Karolinska Institute, em Estocolmo, na Suécia, sugere que o odor corporal de outras pessoas pode ajudar a tratar a ansiedade social. Os pesquisadores coletaram suor das axilas de voluntários que assistiram a clipes de filmes felizes ou assustadores e utilizaram os odores ao lado da terapia de mindfulness para tratar a ansiedade social.

Os resultados do estudo mostram que a terapia de mindfulness foi mais eficaz quando combinada com a exposição a esses odores corporais. Durante as sessões de terapia, o terapeuta pode guiar o paciente em práticas de mindfulness, como a meditação sentada, caminhando ou comer consciente, bem como ajudar o paciente a explorar seus pensamentos e emoções de forma mais consciente e aceitadora. A terapia de mindfulness tem se mostrado eficaz em ajudar as pessoas a reduzir o estresse, a aumentar a resiliência emocional e a melhorar a qualidade de vida geral.

O estudo envolveu 48 mulheres que sofrem de ansiedade social, algumas das quais foram expostas a ar limpo e outras a odores corporais. Os pacientes que completaram uma sessão de mindfulness enquanto estavam expostos aos odores corporais viram uma redução de 39% na ansiedade social, enquanto sem o odor corporal houve uma redução de 17% nas pontuações de ansiedade.

Os pesquisadores acreditam que há algo no suor humano que afeta a resposta ao tratamento. Eles pensaram que pode haver efeitos diferentes no tratamento dependendo das emoções dos voluntários enquanto suavam – razão pela qual os fizeram assistir a filmes para elicitar sentimentos particulares. No entanto, o efeito foi o mesmo independentemente se o doador de suor tivesse assistido a uma comédia ou a um filme de terror.

O estudo é ainda preliminar, mas os pesquisadores especulam que o suor humano pode transmitir nosso estado emocional – feliz ou ansioso, por exemplo – e até mesmo evocar respostas semelhantes em outras pessoas que o cheiram. A exposição a esses odores corporais pode ajudar a reduzir a ansiedade social devido ao efeito calmante que tem sobre o cérebro.

É importante ressaltar que há várias opções de tratamento para a ansiedade social, incluindo terapia cognitivo-comportamental, autoajuda guiada e medicamentos antidepressivos, e que esse estudo é ainda muito preliminar. Mais pesquisas são necessárias para confirmar se a exposição ao odor corporal de outras pessoas pode ser uma opção de tratamento eficaz e segura para a ansiedade social.





Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!