Muitas pessoas desconhecem o real significado da palavra “merle” quando referida em relação aos cachorros, achando que esta é um padrão de pelagem canina, mas a verdade é que “merle” é um heterozigoto de um gene dominante incompleto que, quando cruzados entre si, dá-se uma mutação genética gerando em média 1/4 dos cachorros com “merle duplo”, fazendo com que uma alta percentagem destes cachorros sejam afetados por uma série de problemas de saúde, desde cegueira, surdez, entre outros. Isto muitas vezes acontece quando pessoas que se dedicam à criação e venda de cachorros, fazem-no de forma irresponsável, sem qualquer tipo de controlo para a saúde dos animais.

Foi o que aconteceu com a pequena Opala, de Spokane em Washington, EUA, que acabou por nascer cega e surda após alguém irresponsável ter cruzado dois cachorros com merle. Contudo, felizmente, a pequena cadela acabou por ser adoptada por Christine Bray e o seu marido, que não conseguiram resistir à sua doçura ao vê-la num abrigo de animais com necessidades especiais.

Mas se achas que a sua condição interfere com a sua vida, estas muito enganada(o)! Opala desenvolveu de tal forma os seus outros sentidos que até é capaz de perceber que o “pai” está prestes a chegar a casa quando este ainda está a alguns quilómetros de distância.

Eu não sei como é que consegue perceber a diferença com os outros carros. Quando o vizinho estaciona o seu carro, ela simplesmente não parece se importar“, disse Christine.

A reacção da pequena quando o seu dono chega a casa é tão adorável que Christine decidiu filmar e partilhar o vídeo nas redes sociais, onde este acabou por viralizar.

Mesmo sem o ver, Opala consegue perceber quando o seu dono chega a casa, pulando de alegria assim que este lhe toca.

Apesar da esperança média de vida dos cachorros com esta condição ser muito menor, Christine e o seu marido querem garantir que Opala usufrui de uma vida feliz e com muito amor e carinho, tal como ela merece.

Fonte: Zoorprendente

COMPARTILHAR

VEJA TAMBÉM





COMENTÁRIOS




Sábias Palavras
Relaxa, dá largas à tua imaginação, identifica-te!